SMS: ExtraMuro e CTA/SAE realizam ações de saúde durante Parada LGBTQIAPN+ de Marabá
Os agentes de saúde do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) marcaram presença na 13ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Marabá. Foram realizados cerca de 100 testes em HIV, Sífilis e hepatites virais (B e C) no público presente ao movimento.
“Hoje estamos presente em um evento em que o principal foco é o respeito à liberdade sexual do indivíduo, o que se mostra local propício para fazermos as testagens. Nosso papel aqui é garantir a saúde das pessoas”, explica o assistente administrativo do SAE/CTA, Lucas Reis.
A equipe do SAE/CTA foi composta por psicólogo, enfermeiro, técnico em enfermagem e assistente administrativo. O resultado dos testes rápidos saem em menos de 15 minutos. “Caso de resultado positivo encaminhamos é feito o encaminhamento para o SAE/CTA para que seja feito uma retestagem lá”, explica Lucas.
Ismar Viana dos Santos, 47 anos, foi um dos participantes que aproveitou o evento para verificar sua situação.
“Fiz o teste de HIV e ainda bem que deu negativo. Muita boa essas ações. É interessante que as pessoas tenham essa coragem de vir aqui e fazer o teste”, ressalta.
Ele também destaca a importância de ações de inclusão em Marabá. “Segunda vez que venho no evento da parada LGBTQIA+ em Marabá. Vim uma vez, achei interessante e estou aqui novamente. Interessante ver o avanço para nós que somos LGBT, só queremos qualidade de vida e respeito um com o outro”, destaca Ismar.
Além do SAE/CTA a equipe do Extramuro da Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente com ambulância para atender emergências.
“Temos um veiculo com equipamentos e profissionais para atender qualquer ocorrência. Casos mais leves atendemos aqui e casos mais graves levamos para o Hospital Municipal se necessário. Também dispomos de medicamentos. Ficamos a festa toda. O mais comum é desidratação ou exaustão. Descansem, se cuidem ,mas qualquer coisa estamos aqui”, garante o técnico em enfermagem Willian Sátiro.
Mais de 3 mil pessoas marcaram presença na 13ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Marabá, no entardecer do domingo, 17. Com o tema “União, Democracia e Diversidade”, os participantes percorreram cerca de 2,5 quilômetros, da Praça da Prefeitura ao Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16. Além das ações do saúde, o cartório também realizou a inscrição para casamentos homoafetivos.
Henrique Collins, Ravenata, DJ Madison Drag, Beatriz Sampaio, Theodora Lakshimy, DJ Ally, DJ Sammer, Sottirakis, Marcos Andrey Gogo Dance foram algumas das atrações musicais que levantaram o público presente.
” Tivemos uma festa esquenta da Boca Xica no sábado e no domingo iniciamos às 16H na Praça da Prefeitura e depois o deslocamento até o ginásio. Além das ações sociais e da música, também tivemos muita fala da comunidade que precisa ter sua voz. O ativismo LGBT não é uma pauta individual, mas coletiva. Que deve ser pauta também do poder público, estimulando a cultura e o respeito”, reforça o coordenador adjunto da Parada LGBTQIAPN+ de Marabá, João Victor Cavalcante.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes
Drone: Wilielton Cardoso