Gestão: Vice-prefeito participa de sessão solene em homenagem às Forças de Segurança Pública
Com presença de militares, seus familiares e demais convidados foi realizada na Câmara de Vereadores, na manhã desta quarta-feira, 20, sessão solene em homenagem às Forças de Segurança Pública do Estado e Município, com representantes do comando da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, DMSP e DMTU.
A proposta é do ex-vereador Nonato Dourado e a sessão tem por objetivo homenagear também os militares que se destacaram em projetos e ações de combate ao crime, projetos sociais e de relevância para a defesa da comunidade. Durante a sessão foram homenageados seis militares. Entre eles, a sargento da PM Maria Auxiliadora pelos mais de 30 anos de bons serviços prestados à sociedade.
“É uma homenagem muito importante, muito merecida para nós, porque nós estamos diuturnamente servindo à sociedade, à comunidade em geral. Já são 32 anos de serviço para ser mais exata. Gratificante esse reconhecimento mais ainda, esse reconhecimento nos enobrece, é um reconhecimento justo por sempre estarmos tantos anos trabalhando para a sociedade marabaense” agradeceu a Policial Militar.
As ações das polícias Militar e Civil contribuem para o recrudescimento dos índices de violência no município com viaturas e equipes de ronda em todos os bairros. De acordo com o Coronel PM Dayvid Sarah, Comandante de Policiamento Regional II, em agosto deste ano foi registrada uma queda de 38% no número de roubos e homicídios no município em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Nós estamos com os números bastante otimistas, com a redução da violência de todos os tipos, e nesse dia a Câmara Municipal está fazendo essa homenagem para todo o sistema de segurança pública do estado e do município, e a Polícia Militar está aqui, juntamente com a tropa e com os policiais militares que foram selecionados para ser homenageados”, enfatiza o coronel Dayvid Sarah.
O comandante ainda lembrou que houve uma queda de 14% da redução da criminalidade em todo o Estado neste ano e o governo estadual divulgou mais um concurso para a Polícia Militar para a seleção de mais de 4 mil novos militares para a corporação. “Marabá vai ser um dos polos de formação, mais uma vez, para reforçar nossa região, bem como Rondon do Pará também terá um pelotão de formação por lá”, acrescentou.
O Superintendente Regional de Polícia Civil, Delegado Vinicius Cardoso, elogiou a iniciativa da Câmara e destacou o trabalho dos profissionais de segurança no combate a violência e na proteção do cidadão de bem com caráter formado.
“Uma homenagem significativa para todos esses homens e mulheres que compõem as fileiras de todas as instituições voltadas à Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, DMTU, Detran, Guarda Municipal, Segurança Patrimonial. Eles trabalham com o objetivo de trazer uma maior pacificação social e o bem-estar na sociedade geral, então o reconhecimento é bem merecido”, destacou delegado Vinicius Cardoso.
Os órgãos de segurança pública do município estavam representados pela Guarda Municipal, Departamento de Segurança Patrimonial e DMTU.
Jair Guimarães, Secretário Municipal de Segurança Institucional, disse que os agentes de segurança são os heróis sem capas, porém com uniformes.
“O trabalho das polícias, tanto federais, estaduais e municipais, são braços da sociedade, porque o policial precisa dessa valorização, desse olhar com essa atenção. Porque nós temos nossos heróis como Super Homem, Homem-Aranha, mas os heróis são esses homens que são de carne e osso, muitas vezes uniformizados ou não, dando a sua vida para proteger a sociedade, a comunidade. E nós precisamos resgatar essa cultura de valorizar o profissional, o policial, obedecer às leis, obedecer a um policial que esteja em seu trabalho, na sua missão, porque isso é o que é o ganho dele, o valor que ele ganha é justamente esse reconhecimento da valorização do seu trabalho”, pontuou Jair Guimarães.
Para o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, homenagear os agentes de segurança é valorizar o trabalho de homens e mulheres que colocam a própria vida em defesa da sociedade.
“Reservar um dia no ano para homenagear todos os profissionais de segurança que atuam em Marabá é fundamental, porque você está valorizando aquela pessoa que sai da sua casa sem saber se vai voltar em defesa do cidadão, seja ele o guarda de trânsito, seja ele o agente que trabalha no patrimônio da prefeitura, cuidando do nosso patrimônio, seja polícia militar, todas essas pessoas envolvidas diretamente na segurança pública hoje são homenageadas aqui e isso é valoroso, é importante a valorização do profissional que atua na segurança”, observou Luciano Lopes Dias, Vice-Prefeito de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes