Saúde: Campanha de vacinação antirrábica inicia dia 25 pelo núcleo Morada Nova
A campanha anual de vacinação antirrábica no município de Marabá vai começar na segunda-feira, 25, de forma itinerante, iniciando por Morada Nova. A vacinação segue o calendário da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa).
O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Marabá, Flávio Ferreira, explica que a campanha utiliza o sistema de arrastão, onde os agentes passam de casa em casa em todas as residências da cidade, fazendo busca ativa dos animais para a vacinação.
“Todas as casas de Marabá serão acionadas para vacinar. Quando não há morador na casa, orientamos aos vizinhos a avisarem que a vacina também é realizada no CCZ. Iniciamos por Morada Nova, depois São Félix, Nova Marabá e Marabá Pioneira e Cidade Nova. Todos os bairros serão contemplados”, explica.
Na Cidade Jardim, Residencial Morumbi, Delta Park e Residencial Magalhães, a vacinação ocorrerá pelo sistema de posto fixo, os locais serão anunciados em breve. “Nesses bairros devido àextensão e quantidade de moradores será necessário que os donos dos cães e gatos levem seu animal até um posto que será montado durante a campanha”, complementa Flávio.
A previsão é que a campanha tenha duração de 30 dias na zona urbana e depois siga para a zona rural do município. “Terminando a zona urbana, iremos passar de casa em casa nas vilas da zona rural. Capistrano de Abreu, Vila União, Três Poderes, São Pedro, Macaco Careca, os PAs. Quando encerramos as vilas, fazemos as vicinais e fazendas nos acessos”, destaca.
Em 2022 foram 29.906 animais vacinados na zona urbana e 6.672 animais vacinados na zona rural. A expectativa é que em torno de 37 mil animais sejam vacinados em 2023. A vacina é aplicada em cães e gatos a partir de três meses. Fêmeas em período gestacional podem ser vacinadas até 40 dias.
A vacinação também ocorre diariamente no CCZ na avenida 2000, Belo Horizonte, Cidade Nova.
Texto: Osvaldo Henriques