Sevop: Obras na Escola Duque de Caxias estão nos ajustes finais
Com 90% de conclusão, as obras de revitalização e ampliação da Escola Municipal Duque de Caxias, na Vila Militar, estão quase concluídas. Nesta etapa, estão sendo realizados últimos detalhes no telhado, pintura e finalização do sistema elétrico.
No que diz respeito à ampliação, a escola ganhou um espaço onde será o refeitório, banheiros novos, além de uma nova sala de aula.
Durante a revitalização, os espaços foram readequados a fim de garantir salas administrativas para a direção, secretaria e sala dos professores.
De acordo com Eliton Silva, engenheiro da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop), a obra está em um bom andamento.
“Toda a parte de cobertura já está concluída, assim como a de pisos também. A parte elétrica já está em torno de 77% concluída. As instalações hidrossanitárias estão 95% concluídas, faltando apenas a instalação de acessórios e algumas louças. A pintura já está em fase final. Mais de 60% está concluída faltando apenas a parte externa e algumas áreas”, explica.
A escola ganhou um novo muro e fachada, além de uma rampa para garantir a acessibilidade. No mais, as esquadrias também estão em fase de finalização. Em relação às portas e janelas, faltam apenas o portão de serviço e de entrada, assim como algumas portas do bloco administrativo.
Aliás, os esforços agora estão concentrados no bloco administrativo, fachada e sala de informações, com a instalação de acessórios como corrimão, maçanetas, vidros, fechaduras e alguns espaços que ainda estão sem forro, pintura e acabamento.
Para a diretora da escola, Ana Cláudia de Souza, a obra trará melhorias não apenas estruturais. “Com esse novo ambiente, o aprendizado deles melhora mais, com certeza. A concentração deles. Nossas salas já eram climatizadas, mas o ambiente melhorou porque as salas foram reformadas. Todo mundo está ansioso para que seja concluída a reforma. Hoje, nós temos uma cozinha adequada, sala de professor, sala de direção, de coordenação, que não tínhamos”, ressalta a diretora.
A Escola Duque de Caxias foi fundada há 42 anos e atende, atualmente, 224 estudantes do 6° ao 9° anos, sendo a maioria provenientes da Folha 33, Nova Marabá.
A obra está orçada em R$ 1.823.016,55, a partir de recursos próprios da Prefeitura Municipal.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arthur Viana (estagiário com supervisão de Ronaldo Palheta)