Semma: Continuam abertas as inscrições para o VIII Concurso de Desenho Ambiental 2024
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através do seu Departamento de Educação Ambiental (DEA), continua recebendo as inscrições das escolas municipais para a participação no VIII Concurso de Desenho Ambiental 2024, os desenhos vencedores irão compor o calendário ambiental do próximo ano.
As inscrições acontecem até o dia 11 de outubro. A escola inscrita terá automaticamente inscritos todos os seus alunos das séries correspondentes para participarem do concurso de forma gratuita. Os desenhos deverão ter como tema principal norteador: “Queimadas: um erro que podemos apagar”.
“Esse ano chamamos atenção para o tema: ‘Queimadas, um erro que podemos apagar’. Nós vamos focar mais nessa questão das queimadas porque sabemos que é grande em nossa cidade e região. Muita gente não tem critérios e queima indevidamente”, explica Socorro Lins Medeiros, Coordenadora do DEA.
Poderão participar e se inscrever no VIII Concurso de Desenho Ambiental, as escolas de Ensino Fundamental da Educação Infantil ao 9º ano, pertencentes a rede municipal de ensino de Marabá. A escola inscrita fará a seleção dos desenhos de seus respectivos alunos em horário e data conveniente para cada instituição inscrita dentro do prazo estabelecido.
De acordo com o edital do concurso, serão selecionados em três etapas, os 15 desenhos mais votados para compor o Calendário Ambiental de 2024. Na primeira etapa, será feita a escolha na própria escola com os servidores; na segunda etapa conta com a participação de servidores da Semma, Comam, secretários municipais e por uma comissão de educadores ambientais.
Na terceira e última etapa será feita a escolha por uma unidade de Ensino Superior, onde os trabalhos serão expostos em murais pelo período de um dia e serão votados pelos discentes e docentes em forma de voto direto (cédula + urna), cuja decisão será soberana, a qual não caberão recursos sobre o resultado do concurso.
“Vamos tentar fazer com que os alunos se inscrevam mais e que as professoras e professores nos ajudem a fazer esse acompanhamento e orientando os alunos para que eles se dediquem melhor para ter um número bem maior do que o ano passado. O ano passado foi um número bem expressivo, foram mais de 200 inscritos. Na verdade os alunos surpreendem a gente, eles fazem um trabalho bem bonito, as professoras orientam bem, então assim, é um trabalho bem gratificante e eles desenvolvem a habilidade artística” afirma Socorro Lins Medeiros.
Os alunos vencedores do VIII Concurso de Desenho Ambiental serão premiados com bicicletas e as escolas receberão certificados e troféus.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom