Defesa Civil: Órgão registra 148 ocorrências desde o início das operações
De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, a Brigada de Combate a Incêndios já atendeu 148 ocorrências de queimadas desde o dia 21 de junho. A equipe atua com apoio dos Bombeiros e Secretaria de Meio Ambiente. O núcleo Nova Marabá lidera com 78 ocorrências; seguido dos núcleos Cidade Nova, com 39; Marabá Pioneira, 20; e São Félix, com 11.
No último final de semana, foi registrada apenas uma ocorrência pela equipe da Brigada, que aconteceu no núcleo Nova Marabá.
O mês de agosto, até agora, foi o que registrou maior número de casos, com 59. As altas temperaturas e sensação térmica ultrapassando os 40°C registradas em setembro preocuparam as equipes.
“A sensação térmica chegou a 44° C em Marabá. Mesmo que a temperatura estivesse em 38°C, 39°C, mas a sensação térmica era muito alta porque já tinha queimado muito. O solo ficou árido”, ressalta Marcos Andrade, Diretor da Defesa Civil.
As áreas mais propícias às queimadas são os bairros ao redor da ferrovia, como Araguaia, Nossa Senhora Aparecida, KM 7 e São Félix. Na Marabá Pioneira, a área crítica fica no campo do Del Cobra e próximo à Vila Militar.
Uma frente de ação importante é realizada nas escolas por meio de palestras educativas sobre a conscientização a respeito das queimadas. Durante esta semana, as Escolas Municipais Darcy Ribeiro, Doralice Vieira, José Mendonça Vergolino e Judith Gomes Leitão receberão a equipe da Defesa Civil para um bate-papo, voltado aos estudantes dos 4° ao 9° ano.
“Estaremos nas escolas, com públicos diferentes, falando sobre a prevenção que, se tiver um incêndio, qual número deve ligar. Trabalhamos bastante mesmo com a prevenção. Hoje, a Defesa Civil está intensificando, cada dia mais, a prevenção. Essas crianças recebem essas informações e levam para os pais”, reitera Marcos Andrade.
A recomendação é que a população não ateie fogo ao lixo e espere o caminhão da coleta passar, já que há um cronograma e toda a cidade é atendida com o serviço.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom