Outubro Rosa: Lançamento da Campanha na CMM alerta para prevenção e diagnóstico do câncer de mama
Nesta quarta-feira, 4, o plenário Thiago Koch da Câmara de Vereadores em Marabá estava decorado com longos cartazes coloridos para receber convidados especiais que participaram do lançamento da Campanha Outubro Rosa.
Outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico da doença com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A Campanha Outubro Rosa serve de alerta sobre os cuidados preventivos e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Tradicionalmente, ocorre uma sessão especial para o lançamento da Campanha em Marabá. Hoje foi presidida pela vereadora Dra. Cristina Mutran e pela vereadora Elza Miranda.
“A casa está preparada para receber a abertura do Outubro Rosa, acho que é muito importante e aí a gente passa a responsabilidade para todos, mas tem uma diferença, quem preside a sessão são as mulheres. Hoje está nas mãos da doutora Cristina e da vereadora Elza Miranda, eu acredito que o que a gente vai ter na casa hoje, vai servir para que as mulheres procurem a prevenção sempre”, informou Alécio Stringari, vereador presidente da Câmara.
Para a vereadora Dra. Cristina Mutran, o Outubro Rosa é um chamamento às mulheres para os cuidados e prevenção, para que procurem sempre as unidades de saúde.
“Nossa sessão é uma forma de nos manifestarmos em relação à prevenção do câncer de mama e estendendo-se também ao câncer de colo uterino. Então, chamar a atenção da sociedade, em especial das mulheres, para que elas possam fazer todos os exames preventivos e assim, prevenir o câncer de mama, que é o segundo maior tipo de câncer que atinge as mulheres”, alertou a parlamentar.
As Unidades Básicas de Saúde estão preparadas para receber as mulheres no atendimento específico para a prevenção de câncer de mama e outras patologias. Na programação também constam palestras em órgãos públicos, caminhadas e blitz com entrega de panfletos e trabalho de orientação às mulheres.
“Nesse ano de 2023, a nossa temática escolhida foi ‘Cuide-se, por você e por quem você ama’. Então a gente vem chamar essas mulheres para o cuidado, para se fazerem presentes nas nossas Unidades Básicas de Saúde, se atentarem ao nosso cronograma de ações que estarão disponíveis nas redes sociais da prefeitura. Estaremos todos os dias em todas as unidades, onde será possível realizar palestras, testes rápidos, coleta de PCCU, encaminhamento para a mamografia e outros serviços”, destacou Gabriela Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com informações da SMS, somente neste ano de 2023, de janeiro a setembro, foram realizados 4.415 exames de diagnóstico de câncer onde foram confirmados quatro casos de câncer de mama e um caso de colo uterino e todos estão em tratamento e acompanhamento pela SMS. Em 2022, foram realizados 3.458 exames.
“Esse ano, a gente já teve quatro diagnósticos de câncer de mama e um diagnóstico de câncer de colo uterino e todos eles já em tratamento e se cuidando, eu acho que essa que é a importância que o mês representa essa prevenção e se porventura ter o diagnóstico todo cuidado para ter a parte curativa mesmo da patologia” observou Mônica Boechat, Secretária Municipal de Saúde.
Em continuidade à programação, na quinta, 5 de outubro, haverá capacitação para os enfermeiros da Atenção Básica, no auditório da UBS João Batista Bezerra, no bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira. Na ocasião serão apresentadas informações para o controle do câncer de mama e colo do útero, com ênfase no PCCU e exame clínico da mama.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra