Saúde: Recém-nascidos realizam todos os exames de rotina no HMI
O atendimento humanizado e próximo das famílias dos bebês nascidos no HMI inclui a realização dos exames de rotina como o de olhinho, de coração, ouvido e boquinha. Após cinco dias do nascimento da criança, o exame de pezinho é realizado nos postos de saúde
Trabalhar um atendimento mais humano e próximo da família é uma das políticas de atenção às gestantes, crianças recém-nascidas e mesmo no pós-parto. Com uma média de 450 a 500 nascimentos ao mês, o HMI trabalha para oferecer a cada dia um serviço de melhor qualidade para a população de Marabá e demais cidades atendidas pela casa de saúde.
Nesta quinta-feira, 19, fomos conhecer a pequena Lorena Silva Barbosa, com dois dias de nascida de parto normal. Nela foram realizados os exames de rotina que são disponibilizados para todos os recém-nascidos no HMI, como o exame de olhinho, exame de coração, ouvido e da boquinha. O exame de pezinho também é realizado nos postos de saúde, após cinco dias do nascimento do bebê.
A dona de casa Jucilene Nascimento Silva, mãe de Lorena, olhava atentamente cada momento dos exames, um olhar de agradecimento pela atenção no atendimento à família.
“É bom demais, é o poder de Deus. Na hora que você vê os resultados, sendo tudo positivo, que tudo está perfeito, é maravilhoso. E o atendimento aqui foi ótimo. Agora tenho um casalzinho e hoje estou muito feliz”, agradece.
Na mesma enfermaria estava a mãe de Lorenzo Henrique, também recém-nascido e que estava recebendo atendimento das equipes do banco de leite materno do HMI. A mãe de Lorenzo, Leidiane Araújo da Silva, também era só agradecimentos pelo atendimento ao filho.
“Pra mim foi ótimo, eu tenho um filho de 12 anos que nasceu aqui. Tive bastante presença de cada um aqui comigo. No parto também, toda a equipe estava lá, seis pessoas, e agora com o Lorenzo também, né? Muito cuidado e atenção das meninas, de todas elas. Da doutora também. Isso é bom. Essa humanização, esse acolhimento. E o importante é que todos os exames estão sendo feitos aqui, disse dona Leidiane.
E este tratamento faz parte da rotina no HMI. Atualmente são realizados todos os exames nas crianças recém-nascidas no HMI, e antes mesmo do bebê retornar para a casa é feito também o Registro de Nascimento. A enfermeira Carla Moraes sai todos os dias nas enfermarias para a realização dos exames do coração nos recém-nascidos.
“Aqui o Materno já oferece o teste do olhinho, que é feito pela pediatra, faz o teste do coraçãozinho, que é feito pelo enfermeiro ou pelas fisioterapeutas, A gente anota todos os testes na carteirinha. É feito o teste da linguinha pelo dentista, e se preciso for, se tiver algum problema na língua, ele já faz uma cirurgia aqui mesmo, é feito também o teste do ouvido pela fonoaudióloga. Fica restando só o teste do pezinho que faz no postinho, que a criança faz de preferência entre 5 a 7 dias de nascida. E são aplicadas também as vacinas BCG, hepatite B. Já sai vacinado e com o registro de nascimento que é ofertado pelo Materno Infantil”, explica a enfermeira Carla Moraes.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom