Semel: Eliminatórias da Copa Marabá de Futebol Feminino, no Zinho Oliveira, atraem torcida animada
Desde quinta-feira ,19, o público tem acompanhado, no Estádio Municipal Zinho Oliveira, na Marabá Pioneira, mais uma edição da “Copa Marabá de Futebol Feminino”, uma competição organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) que ocorre no segundo semestre do ano. Os 8 times são divididos em 2 chaves, A e B. Os 4 de cada chave jogam entre si, em dias alternados, sempre 4 times em cada noite. Classificam-se para a semifinal os 2 melhores de cada chave, os quais jogam no penúltimo dia de competição, 3 de novembro. Já no dia 7, às 19h30, os 2 mais bem colocados entram em campo para disputar a taça.
Para o secretário de esportes e lazer de Marabá,Thyago Ferraz, não há dúvidas de que esses eventos promovem mais interação entre o público que aprecia o esporte, além de mostrar os talentos femininos de futebol no município.
“Desde o mês passado, a gente iniciou as competições de futebol de campo da Semel, com o Sub-14, Sub-16, estamos finalizando o Master e, agora, temos a Copa Marabá de Futebol Feminino, com times de toda a Zona Urbana e Rural do município, então está sendo um evento bem legal e que trabalha muito com essa questão da igualdade, ou seja, a gente desenvolve tanto para os times masculinos, quanto para os femininos, como o basquete, vôlei, futsal, natação etc.”, destaca.
Na abertura da Copa, dia 19, entraram em campo os times “Sociedade Esportiva Akrãtikatêjê” versus “Marabá Futebol Clube” e “Kupekate” versus “Araguaia Esporte Clube”. Nesta terça, 23, foi a vez do público torcer nos jogos entre “União Esporte Clube” e “Virtuosas Futebol Clube”, além da “Associação Desportiva Ziul” e “Bangu Esporte Clube Beneficente”.
A partida trouxe muita emoção, principalmente aos familiares das jogadoras, como o Josuel Pereira, 41 anos, que sempre acompanha a esposa Eudislene. O técnico de refrigeração, também jogador de futebol, vê a Copa como uma iniciativa fundamental para difundir o esporte feminino em Marabá.
“É muito bacana, porque além de ser um antiestresse, para ela, jogar bola para mim, que também sou atleta, é muito importante, porque estamos sempre juntos no meio do esporte. É muito emocionante mesmo eu ver ela jogar um esporte que a gente gosta muito, tanto ela, quanto eu e nosso filho de 6 anos. E a Semel está fazendo algo de suma importância, porque poucas pessoas valorizavam, que é a modalidade feminina no esporte”, afirma.
Outra torcedora alegre é a pequena Manuela de Oliveira, 10 anos, que veio acompanhar a mãe, Deyse. A jovem afirma que também adora jogar na escola e no clube infantil da agremiação onde a mãe joga.
“E acho muito bom minha mãe jogar e tenho orgulho de dizer que ela é jogadora. Eu também gosto de futebol”, revela.
De acordo com o Thyago Ferraz, uma média de 100 a 200 torcedores devem acompanhar os 8 dias de competições, no estádio Zinho Oliveira, sempre iniciando às 19h30 e com término às 21h30. A entrada é franca.
Confira as próximas datas e times a se enfrentar.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes