Saúde: Cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão atendimento aos sábados
A partir do próximo sábado, 4, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por núcleo abrirá aos sábados, de 15 em 15 dias. O objetivo é dar a oportunidade às pessoas que trabalham e não podem frequentar o espaço em horário habitual que possam realizar seus atendimentos médicos e demais consultas e exames.
As cinco UBSs que terão atendimento aos sábados são:
– UBS Demósthenes Azevedo – Núcleo Marabá Pioneira
– UBS Hiroshi Matsuda – Núcleo Nova Marabá
– UBS Laranjeiras – Núcleo Cidade Nova
– UBS Carlos Barreto – Núcleo Morada Nova
– UBS Amadeu Vivacqua – Núcleo São Félix
“Hoje nós já temos algumas unidades funcionando com o horário estendido, no horário de 18 às 22 horas. Porém, as unidades de cada núcleo serão mudadas e ao invés do funcionamento que tínhamos segunda e quarta à noite, passará a se concentrar no sábado durante o dia inteiro, das 7h às 19h”, explica a diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Sabrina Acyoli.
Ela destaca que as UBS funcionarão com os mesmos serviços que são ofertados ao longo da semana. “O objetivo é atender aquele público que não consegue vir no horário tradicional, então ele terá esse sábado à tarde, caso trabalhe também no fim de semana, para realizar seu atendimento médico, a coleta de PCCU, a vacinação e todos os outros serviços oferecidos”, complementa Sabrina.
O gerente da UBS Laranjeiras, Fábio Oliveira, cita que os atendimentos funcionarão com demanda espontânea.
“A gente vai ofertar serviços de clínico, serviço de enfermagem, vacina, PCCU, paciente foi atendido com clínico, precisou agendar algum tipo de procedimento, a gente vai estar com a sala da regulação aberta também”, destaca.
Ressalta também que a farmácia ficará aberta para retirada de medicamentos. “O pessoal mesmo que consulta durante o dia e, por exemplo, não pode pegar medicação naquele horário, pode vir. Durante a noite também, a gente vai estar com a farmácia aberta, facilitando a vida do cidadão”.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio