Secult: Biblioteca Municipal Orlando Lobo tem programação especial para as próximas semanas
Último encontro dos inscritos no Desafio Literário 2023, será dia 31 de outubro
Neste sábado, dia 28, às 17h, acontece a live do Clube do Livro “Conversa de Botões”, que terá como objeto de discussão o livro Barba Azul, de Charles Perrault. O momento contará com a participação de Dalvino Silva, que é professor, escritor e pesquisador de Literatura Fantástica. A mediação será de Aline Pinheiro e transmissão pelo perfil do Instagram da Secretaria Municipal de Cultura, @secult.
No dia 31 de outubro, terça-feira, a partir das 18h30, ocorre o último encontro dos inscritos no Desafio Literário 2023 antes do resultado final, que será em dezembro, para saber quais participantes conseguiram concluir a leitura dos dez livros ao longo do ano e postaram a videorresenha.
Na biblioteca, ocorre no sábado, 4 de novembro, o lançamento do livro de poesias infantojuvenis Sarau da Vovó, de Aldemira Aguiar, a partir das 19h. A programação contará com apresentações musicais, sessão de autógrafos, recital de poemas e venda de livros.
Durante a semana da consciência negra, que compreende o dia 20 de novembro, a biblioteca terá uma programação especial, em parceria com estudantes de Artes Visuais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), voltada para estudantes da rede municipal de ensino.
No dia 30 de novembro, a biblioteca promove a oficina “Mensagens Tecidas: Vozes contra a Violência”, voltada para mulheres a partir de 16 anos e ministrada por Nazaré Russi e Evilângela Lima. As inscrições iniciam no dia 1º e seguem até o dia 15 de novembro e podem ser feitas pelo WhatsApp (94) 98451-1976.
“Vamos ter aqui na biblioteca uma oficina de cartas em tecido. Nós vamos ter um momento em que as mulheres vão passar por reflexão, por pensar como é que está a questão da violência contra a mulher e depois nós iremos fazer cartas em tecidos que serão expostas no dia da culminância, que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher irá fazer. A gente quer deixar sempre muito claro que as programações da biblioteca são abertas ao público geral. A comunidade toda pode participar”, explica a Coordenadora da biblioteca, Evilângela Lima.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos / Divulgação / Arquivo Secom