Outubro Rosa: Em Morada Nova, ação de conscientização reúne 4 polos do Ginástica para Mulheres
Exercícios físicos, danças, testes rápidos e exames descontraíram o objetivo principal de conscientização e sensibilização para os cuidados preventivos ao câncer de mama
A noite de quinta-feira, 26, trouxe entusiasmo e sensibilização às mais de 150 mulheres do Núcleo Morada Nova, São Félix e Vila Murumuru, ativas no Projeto “Ginástica para Mulheres” da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). Dessa vez, a coordenação reuniu a mulherada não apenas para dançar e se exercitar, mas também para alertar sobre a importância dos exames preventivos ao câncer de mama. A ação contou também com a presença do SAE/CTA, com os testes rápidos, além de muita dinâmica e lanche saudável.
“Hoje, nós da Ginástica para Mulheres, estamos presentes em toda a cidade, inclusive na Zona Rural. E hoje é a finalização de um projeto que estamos fazendo esse mês, já que o nosso público é feminino, e estamos diretamente ligados à Saúde, onde fazemos o trabalho de conscientização, para buscar a prevenção, o toque, fazer o autoexame, procurar ajuda. Esse é nosso intuito aqui”, explica a coordenadora do Projeto, Jaqueline Silva, que trouxe as 9 professoras de Educação Física envolvidas no Projeto. Uma delas, a professora Tina, é a queridinha da mulherada e já atua há quase 10 anos.
“Esse é um polo que nos acolhe com muito carinho e entusiasmo. E eu acredito que pela qualidade, é muito bem-vinda essa campanha, a gente realiza todo ano com nossas participantes. A gente quer levar muita alegria, descontração, mas nosso foco principal é a conscientização do Outubro Rosa.
O Secretário de Esporte e Lazer, Thyago Ferraz, frisa a importância de reunir um público que tem tudo a ver com a Campanha Outubro Rosa, para levar mais conhecimento e sensibilização.
“O ‘Ginástica para Mulheres’ é a nossa alegria e nada melhor do que reunir esses 4 polos para os trabalhos desse mês do autocuidado que a mulher precisa ter. Então para nós, da Semel, é uma grande satisfação reunir esse grande público aqui”, ressalta o Secretário.
A estudante Daiane Guimarães, 31 anos, veio com suas colegas da equipe de ginástica do Residencial Tiradentes. Para ela, é louvável levar às mulheres de todo o município ações da Campanha.
“Isso é importante, pois além do projeto que temos no dia a dia, conscientizar as mulheres a respeito da campanha Outubro Rosa é fundamental. E uma ação dessas é muito importante não somente para nós de Morada Nova, mas em todos os núcleos, além de haver essa interação com as demais participantes e professores, que são muito legais”, afirma a estudante.
Outra integrante assídua desde 2018 é a dona de casa Marlene Santos, 50 anos. Para a cadeirante, a deficiência de uma perna não é obstáculo na hora de se exercitar e dançar.
“Eu chego aqui às 17h, luto capoeira, troco a roupa e venho para a dança. Eu vejo que isso incentiva as mulheres a cuidarem do corpo, se amarem mais. E eu digo que a deficiência está na cabeça das pessoas, por isso eu consigo ficar em pé aqui, mesmo sendo cadeirante, porque minha luta é diária. E todas nós temos que nos cuidar, principalmente nesse mês voltado à mulher”, realça Marlene.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes