PSE: Estudantes da Escola Nossa Senhora de Fátima, no São Félix II, recebem ação de Saúde Bucal
Nesta segunda-feira, 30, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou programação sobre saúde bucal na Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro São Félix II. A ação contou com antropometria, medição de altura e o peso dos alunos para fins de registro.
O Programa é executado na escola em parceria com com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, nesse caso a Amadeu Vivácqua, conforme explica o enfermeiro Raidanes da Estratégia Saúde da Família (ESF) da UBS. “É trazer temas que não fazem parte do cotidiano da sala de aula. A gente traz temas da saúde como obesidade, doença sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e a saúde bucal, por exemplo”, afirma.
A escola possui 568 alunos, distribuídos do 6° ao 9° ano, nos turnos manhã e tarde. O PSE é realizado há pelo menos três anos na escola, sempre com ações que visam multiplicar informações a respeito de um dos 14 eixos temáticos abordados. Atualmente, mais de 70 escolas são atendidas. O programa atua em Marabá desde 2007.
Na palestra, ministrada pela dentista Rosirene Manhães da UBS Amadeu Vivácqua, foram abordados os principais cuidados com a saúde bucal, a importância da escovação pela manhã, após o almoço e antes de dormir, e do uso de fio dental.
Após esse momento, os estudantes receberam um kit contendo pasta de dente, escova e fio dental. Eles também foram orientados, de maneira prática, quanto à forma correta de escovar os dentes e receberam aplicação de flúor.
“É a prevenção. Se a gente não fizer um trabalho voltado à escovação, orientação sobre isso de fio dental, aplicação de flúor e tudo, eles não vão fazer a parte preventiva. Esse é o intuito. Não adianta a gente fazer a parte curativa, que é no consultório. A intenção é de conscientizar os alunos da importância de fazer a escovação”, ressalta a profissional.
A programação do PSE agradou o aluno Erik Chavito, 14 anos, que está no 6° ano. “Eu acho bacana para nós alunos porque vai servir lá no futuro. Eu gostei de ouvir sobre a saúde do dente porque tem alunos com cáries que não receberam essa orientação que nós recebemos na sala de aula”, destaca.
As informações repassadas pelo PSE também foram interessantes para Giovanna Pereira, 13 anos, que está no 7° ano. “Foi muito bom. A gente aprendeu. Para ver como está nossa saúde, para a gente melhorar, para aprender mais sobre como cuidar da saúde. Nos falaram sobre os modos de escovar os dentes, sobre o fio dental”, pontua a estudante.
A escola ainda receberá outras ações do PSE até o final do ano.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Keroline Bezerra