Semma: Secretaria realiza exposição e votação do VIII Concurso de Desenho Ambiental
Quem passar pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) até quarta-feira, 1º de novembro, das 9 às 12 horas, poderá votar na escolha dos desenhos que irão compor o Calendário do Meio Ambiente 2024 da Semma. A votação teve início nesta terça-feira, 31. As pinturas foram feitas pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e fazem parte do VIII Concurso de Desenho Ambiental realizado pela Prefeitura de Marabá.
Para concorrer, a exposição tem 211 desenhos. Eles são divididos em cinco categorias, com início na Educação Infantil e indo até o nono ano. O tema deste ano é “Queimadas, um erro que podemos apagar”. Esta já é a segunda etapa do concurso, sendo a primeira realizada dentro das próprias escolas. Cada aluno enviou os desenhos para os professores que filmaram e mandaram para a Semma, onde os desenhos estão expostos.
Os mais votados irão para a terceira etapa, que acontecerá no dia 8 de novembro, na Universidade Estadual do Pará (UEPA). Os 15 desenhos mais votados nesta terceira etapa vão compor o Calendário de Meio Ambiente 2024. Além disso, cada aluno que tiver o desenho selecionado ganhará uma bicicleta. A premiação ocorrerá no dia 22 de novembro.
A coordenadora do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Semma, Socorro Medeiros, destaca a importância da ação dentro do calendário de educação ambiental da Semma.
“Este concurso foi criado em 2016, está sendo bem avaliado, os alunos gostam. A gente percebe nas escolas, a expectativa dos alunos em fazer esse desenho e a cada ano a gente se surpreende mais com o que eles fazem, com a habilidade que eles têm de desenhar bonito, com conteúdo.”, comenta.
Socorro também ressalta a importância de atitudes como essas na formação escolar das crianças e faz um convite para que a população compareça para votação. Os calendários serão distribuídos nas escolas e repartições públicas da cidade no ano que vem.
“É um incentivo para as crianças desenvolverem suas habilidades e se conscientizarem ao mesmo tempo. Aprender não é só ler e escrever. Fazemos o trabalho de conscientização ambiental e ainda incentivamos a prática da arte e outras habilidades”, conclui.
Uma das votantes que compareceu, Laís Alves, trabalha na formação da Diretoria de Ensino do Campo (Decamp). Ela conta que já tinha ouvido falar do concurso, mas nunca havia votado.
“Nossa! Eu não sei nos anos anteriores, mas esse ano está muito difícil de conseguir eleger o melhor desenho por categoria. Você olha, identifica qualidade, técnica, mas você também identifica denúncias. Eu acho que isso é o primordial”, ressalta.
Enquanto educadora, ela ressalta a importância de trabalhar a educação ambiental. “Então, eu acho que os desenhos têm muitas a nos dizer do que vem acontecendo, principalmente no contexto da Amazônia. Nós temos desenhos que denunciam isso e é muito importante, porque nós temos também aqui desenhos que representam a realidade dos alunos urbanos e do campo. E esses alunos que estão no campo também são muito penalizados, principalmente pelas queimadas, que eu creio que é o tema principal”, opina.
Magno Barros, 35 anos, também foi votar e prestigiar a iniciativa.
“Os desenhos estão bastante criativos, têm suas características próprias, porque os estudantes entendem sobre o que está envolvendo. foi bastante difícil fazer essa escolha. Mas como critério analisei a qualidade do desenho e a significância dele para o meu ambiente”, complementa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom