Sevop: Escola Tancredo Neves é entregue à comunidade completamente revitalizada, com climatização e quadra coberta
Em continuidade à reconstrução da cidade de Marabá, a noite de quarta-feira (1), véspera de feriado, foi de festa para os moradores das Folhas 15 e 23 e arredores. A Escola Tancredo Neves foi entregue à comunidade com participação popular e apresentações culturais dos alunos. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, professores, pais e alunos.
“É uma satisfação muito grande inaugurar uma escola toda reformada, com a quarta coberta. Mas, a satisfação maior é ver essa alegria das crianças, dos funcionários, da diretora, dos professores, Hoje é uma nova etapa. Uma escola belíssima e a gente vai continuar inaugurando mais obras, fazendo, trabalhando”, comenta o Prefeito de Marabá, Tião Miranda.
Loco na entrada, ele foi recebido pela banda da escola. Um dos alunos a bater tambor para a chegada do prefeito foi o Artur Lima Gomes, 10 anos. “Eu gostei muito de tocar. Estou muito feliz com as mudanças. A quadra tinha um buraco no meio e fazíamos as aulas na sala de aula. Agora está novinha e com cobertura, vai ficar muito bom”, declara o estudante.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, alegrou-se ao ver a festa que a criançada estava fazendo no novo espaço, assim como as apresentações de dança típica e o coral que foram organizados pelos alunos em agradecimento à gestão.
“Gratidão pelo trabalho que o Tião está fazendo aqui em Marabá. A comunidade expressou isso aqui hoje. Nós temos realizado obras em todos os lugares da cidade e em toda a comunidade que você chega, você se sente abraçado, as pessoas agradecem esse trabalho de infraestrutura, apesar de a gente entender como um dever nosso, é muito gratificante você ser reconhecido pelo trabalho que está fazendo”, completa o gestor.
Outra aluna a se apresentar foi a Alana Rosa, 13 anos, que não escondeu a emoção. “Estou animada pela apresentação porque eu estou ensaiando há muito tempo e a dança está bem legal. Eu já fiz a atuação nessa escola e a festa de meninas desse ano do ano passado. E agora fizemos bonito”, pontua a aluna que dançou em uma apresentação de carimbó.
Ela também comentou que ficou feliz com os espelhos novos dos banheiros. “Gostei muito das mudanças na escola porque os professores e os alunos vão poder ter um lugar mais agradável de trabalhar. Gostei do espelho no banheiro. Nós, alunos, vínhamos pedindo isso há muito tempo. Eu também gostei da pintura, que realçou e deu um toque de charme à escola”, declara.
Mas, muito além dos espelhos, a escola ganhou uma nova pintura, o piso foi refeito, assim como os sistemas elétrico e hidrossanitário foram revitalizados. O espaço ganhou também um novo paisagismo interno e externo com bancos novos e um playground para as crianças.
Na entrada da escola e na sala de leitura, a comunidade pode contemplar murais do artista visual Bino Sousa. Na sala de informática, os estudantes terão acesso a novos computadores. Todas as seis salas de aula foram revitalizadas, assim como a sala dos professores, secretaria e cozinha.
“Pelo clima que vocês podem presenciar hoje, a gente está em festa. A nossa escola é uma escola que tinha um sonho que hoje é realidade, que é a cobertura da quadra, a reconstrução da escola. Ficou um ambiente muito gostoso, um ambiente de interesses para as crianças. Você pode perceber o orgulho que elas estão sentindo da escola que elas estudam, né?! A autoestima delas com certeza está elevada, elas com certeza têm hoje uma escola onde elas se sentem bem melhor e isso ajuda também a melhorar o processo de aprendizagem”, opina a diretora.
O carro-chefe da obra é a quadra poliesportiva. Antes, não havia cobertura, o que dificultava bastante as atividades recreativas e de Educação Física. “Estou achando muito legal, o que mais gostei foram as mudanças na quadra e nas salas. Vai ser melhor agora para praticar esporte porque quando chovia, a quadra alagava e tinha que ir embora. Agora dá pra jogar também sem sol”, comemora o aluno Pedro Igor, de 14 anos.
Atualmente, a Escola Tancredo Neves possui mais de 280 estudantes do 1º ao 9º ano, nos turnos manhã e tarde. A escola inaugurada no ano 2000, recebeu serviços de reforma em 2013 e havia o anseio de mudanças em suas estruturas.
A Maria de Jesus, é mãe e avó do Pedro Henrique, 10 anos, e diz que esperava pelas mudanças. “Tipo assim, a gente espera essa mudança há muito tempo, né?! Eu acho que a área é muito boa, como ele gosta de jogar bola. Há dias, ele esperava essa inauguração dessa quadra. Se ele puxar pro avô dele, ele vai ser um grande jogador e vai fazer muitos gols nessa quadra”, comemora.
O Antônio Marcos, pai da Kezia Alves, 6 anos, agradeceu ao trabalho realizado no espaço. “As mudanças na escola vieram muito a calhar. Foram muito boas. A escola tá completamente nova. Foram dias de muita atividade. Teve dia que a escola teve que encerrar as aulas mais cedo, mas para um bem maior. Hoje a gente veio nessa inauguração com muito prazer, muito satisfeito. Isso é um prazer pra gente. As nossas crianças aqui têm um conforto, têm uma equipe boa e a gente só tem a agradecer”, complementa Antônio.
Daniela Cardoso, mãe da Ana Letícia, também faz coro aos agradecimentos. “Era um sonho que a gente tinha. Eu, como mãe, me alegro porque a gente vê que chegou o novo tempo para a comunidade e para a escola também. Com certeza vai ficar muito melhor porque vai ter uma área ampla para onde os alunos podem ter educação física. A gente só quer deixar expressar nossa alegria”, acrescenta.
O presidente da Câmara de Vereadores de Marabá, Alécio Stringari, destacou que o trabalho é fruto da cooperação e sintonia que vem acontecendo entre gestão, CMM e comunidade. “ É um momento ímpar para a comunidade, a gente fica feliz, fica emocionado na realidade, porque ver a dedicação com carinho que foi feita essa obra, do jeito que ela está, o semblante das crianças, o sorriso, eu acho que isso foi um motivo de muita alegria, muita alegria para a gestão, muita alegria para nós vereadores que lutamos também, que se empenhamos a Câmara procura sempre fazer o papel dela, porque realmente a união tem feito uma força muito grande, tem feito a diferença em Marabá”, conclui.
Confira outras fotos:
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes, Jordão Nunes e Sérgio Barros (drone)