Sevop: Pavimentação da Folha 25 entra na etapa de terraplanagem
O trabalho de pavimentação chegou para os moradores da Folha 25 na Nova Marabá. O serviço era um desejo antigo das famílias que sofriam com a poeira e lama e as máquinas estão na etapa de terraplanagem com uso de aterro para ajustar o nível da rua em razão das grandes ondulações ao longo da via.
De acordo com o líder comunitário Arlindo Alves, morador há mais de 20 anos do bairro, a luta por melhorias era antiga, mas agora chegam os serviços.
“Já temos vários dias acompanhando e estamos felizes e unidos, pois é uma melhoria para todos, e nós acreditamos na gestão que vai finalizar essa obra, pois antes era péssimo. Cheguei em 2003 e estamos lutando por dias melhores”, afirma.
A via já recebeu o serviço de drenagem das águas pluviais por se localizar nas proximidades de um canal e há registro de alagamentos e represamento da água no período de chuvas. O Secretário de Obras Fábio Moreira explica sobre a regra para calçamento em áreas por onde há lençol freático.
“A gente observou principalmente nos lugares onde tem um lençol freático, o nível da água é muito alto, e que o pavimento de asfalto não estava tendo a durabilidade esperada, então o prefeito decidiu mudar para o concreto e a gente padronizou em vários núcleos e isso vai gerar maior durabilidade. A gente ainda utiliza o concreto armado, que dá mais resistência e vai deixar a via muito mais durável”, esclarece Fábio Moreira, Secretário Municipal de Viação e Obras Públicas.
A Prefeitura de Marabá realiza um grande pacote de obras de urbanização por toda cidade, atendendo as necessidades da população com serviços de pavimentação, drenagem e colocação de meio-fio e sarjeta. A gestão trabalha e já possui seis lotes de serviços de infraestrutura que atendem todos os bairros.
Aldo Maranhão, Secretário de Gestão Fazendária, acompanha os serviços na Folha 25 e diz que os serviços são de alta qualidade.
“É importante ajudar. A Folha 25 está recebendo serviços de alta qualidade para melhor trafegabilidade no bairro, para melhoria das famílias, do comércio e escola, da área”, comenta.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Drone: Sérgio Barros