Novembro Azul: Homens participam de palestras e realizam testes em Dia D nas Unidades Básicas de Saúde
“Este ano, a Campanha tem como tema “Educação para proteger o amanhã”, onde o objetivo maior é promover o conhecimento a respeito das formas de prevenção, sintomas e tratamento
O início da noite desta segunda, 5, foi de bastante conhecimento ao público masculino da Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, que promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), palestras alusivas à Campanha Novembro Azul, a qual busca sensibilizar o homem sobre a importância dos exames preventivos ao câncer de próstata.
Além disso, a Campanha esse ano também se estende para os cuidados com a diabetes no homem, como explica a Coordenadora de Saúde do Homem da SMS, Helane Moreira.
“Esse ano a gente vem com uma roupagem nova de trabalhar, na Campanha, tanto a questão do câncer de próstata, quanto a diabetes. Essa junção foi proposital porque nós identificamos que poucos homens vêm às nossas UBS. Quando comparecem, é apenas nesse período de Novembro Azul e muitos deles são pré-diabéticos ou diabéticos. Isso causa uma disfunção erétil. E o nosso objetivo é trabalhar a saúde do homem no geral e não somente nesse mês, mas durante o ano inteiro”, aborda a coordenadora.
Para a gerente da Unidade, Luciene Vasconcelos, é um período para captar e sensibilizar o homem a cuidar mais da saúde, por meio dos serviços disponibilizados pela Unidades Básicas.
“No decorrer da semana e do mês, a gente tem um atendimento especialmente voltado para os homens, com encaminhamentos de exames laboratoriais, para especialistas e assim por diante. É um período especial para se fazer aquela busca ativa deste público masculino que precisa se cuidar e nós enquanto atenção básica, estamos aqui para atendê-los”, frisa a gerente.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os exames de PSA devem ser realizados a partir dos 50 anos, quando não houver casos na família, caso haja, é importante iniciar o monitoramento aos 45 anos. O PSA é um teste feito a partir da coleta de amostra de sangue do paciente, para rastrear o câncer de próstata.
Este ano, a Campanha tem como tema “Educação para proteger o amanhã”, onde o objetivo maior é promover o conhecimento a respeito das formas de prevenção, sintomas e tratamento, pontos que foram explicados pelo enfermeiro João Noronha, servidor da UBS.
“O câncer de próstata é o segundo que mais acomete homens no mundo, e perde apenas para o câncer de pulmão. Essa palestra é importante para que as pessoas conheçam os sintomas e procurem o médico. A gente vê que o homem tem aquela dificuldade da consulta com o médico e só deixa para ir quando ele está sentindo alguma coisa, e como o sintoma de próstata às vezes ele se assemelha um pouco com uma infecção urinária, geralmente buscam os remédios de farmácia. Quando esse homem vem a procurar a consulta com o médico, às vezes já é um câncer que está bem avançado, porque aquele remédio só aliviou e camuflou o câncer. Por isso a importância do homem, quanto mais cedo ele procurar e quanto mais rápido o diagnóstico, melhor será o tratamento”, relata o enfermeiro.
Após o momento de conversa e tira-dúvidas, houve coleta de PSA (Antígeno prostático específico) e vários outros testes rápidos, como glicemia e pressão arterial. Para o aposentado Milton Florencio, 65 anos, que participa pela primeira vez, o evento é uma forma de alerta para conscientizar cada vez mais os homens.
“Na verdade, eu ainda não tinha nem participado. Isso já vem acontecendo há tempo, e é muito importante, porque eu mesmo não sabia como é que funcionava, como é que cria esse problema e quando está já avançado. Isso para mim foi uma experiência e também um alerta. As pessoas que sentem algum problema, que procurem. Não é tão difícil procurar o posto de saúde para ter uma explicação, um médico, eu sempre venho para fazer isso, porque na minha idade, a gente tem que ter aquele cuidado e ver onde está te atingindo mais, onde está doendo mais e procurar saber”, relata o aposentado.
Em Marabá, os exames são solicitados por meio de encaminhamentos a partir das UBS, por meio do médico clínico geral, para o Lacem, onde o paciente realiza o teste, cujo diagnóstico é entregue na própria Unidade Básica.
Programação
A Campanha segue durante o mês inteiro com palestras e testes rápidos em todas as UBS da Zona Urbana e Rural. Confira o cronograma abaixo.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes