Saúde: USF Emerson Caselli totalmente revitalizada oferece atendimento aos pacientes
Na última sexta-feira, 3, a comunidade do Bairro Independência e região recebeu a nova Unidade Saúde da Família (USF) Emerson Caselli e nesta segunda-feira, 7, começaram a utilizar os serviços desta unidade que possui mais de 16 mil pacientes cadastrados e acompanhados pelos Agentes Comunitários de Saúde.
A USF teve o número de consultórios médicos dobrados de quatro para oito. O número de consultórios para tratamento dentário também irá aumentar de um para dois, dobrando o número do atendimento.
“Nós tivemos uma revitalização do prédio, não houve ampliação física, mas tivemos a ampliação de salas. A gente está conseguindo atender melhor a população, então foi um ganho muito grande”, destaca o gerente da UBS, Ary Eduardo.
Vânia Lúcia Gomes, 63 anos, sofre de diabete, pressão alta e osteoporose, tem na USF um dos locais para cuidar da sua saúde e buscar uma vida melhor.
“Passei pela triagem, peguei meu remédio para pressão, o atendimento aqui está muito bom. Antes estava longe para mim. Agora ficou mais fácil manter meu tratamento e também mais confortável”, conta.
Enquanto dona Raimunda Alves, 64 anos, participou de uma consulta médica.
“Vim entregar uns exames e fazer esse retorno. Porque é muito importante cuidar da saúde. Toda vez que venho na UBS, aqui ou no local antigo, sou bem atendida. Mas aqui está bem melhor e mais perto”, comenta a aposentada.
A USF conta atualmente com seis médicos, sendo quatro da Saúde da Família, além de seis enfermeiros e 40 Agentes Comunitários de Saúde. Juntando com equipes de apoio e administrativo, são cerca de 80 servidores. “Temos muitos trabalhos que são executados que as pessoas precisam saber. São 16 mil pessoas cadastradas que os ACS visitam regularmente. Não precisa encarar fila. A equipe com médico e enfermeiro vai até a casa dos acamados levar os serviços”, compartilha o gerente Ary Eduardo.
Na segunda-feira é feita a entrega de senhas para os atendimentos durante a semana. Costumam ser entregues de 25 a 50 senhas conforme a agenda dos médicos. Na segunda-feira o atendimento é feito com as gestantes, que não necessitam de senha. “A gente tem uma sala específica de pré-natal que é para priorizar o atendimento da gestante. É a agenda aberta o tempo inteiro, demanda constante para elas. A gente tem um dia que é de visita domiciliar dos médicos, que ele vai na casa do paciente atender ele, isso é um diferencial também incrível”, complementa.
Maria do Socorro levou o neto para fazer consulta. Ela conta que o menino faz atendimento psicológico e a psicóloga solicitou o acompanhamento com a neurologista. Os dois foram a USF pegar o encaminhamento.
“Vim aqui ver isso e fui muito bem atendida por uma equipe de médicos. Esse prédio está uma beleza, está muito bonito. O atendimento também está bom, melhor que antes”, comenta.
A UBS também está totalmente climatizada. As obras incluíram reestruturação completa das partes elétrica e hidráulica, revitalização das salas, pintura e a troca dos móveis por equipamentos novos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom