Postura: Departamento fiscaliza construções irregulares em grotas para prevenção a alagamentos
Diariamente, o Departamento de Fiscalização de Postura de Marabá (DFP) realiza ações para desobstrução de obstáculos em calçadas e vias públicas, além de observar e remover cartazes e outros materiais gráficos dispostos de maneira irregular nos diversos espaços públicos da cidade.
Este mês, as equipes realizaram operações em grotas e pequenas valas nas Folha 1 e 25, para que o próprio DFP pudesse seguir com a revitalização dos cursos d’água. As ações incluíram a desobstrução de construções que apresentaram irregularidades, atrapalhando o fluxo pluvial natural da água.
“A gente faz essas remoções no objetivo de prevenir os alagamentos durante o perigo chuvoso, que é muito importante. O nosso principal foco agora é monitorar o alagamento das grotas, a fim de evitar esses transtornos. Lembrando que essa fiscalização sempre é em parceria com o SDU e, quando necessário, SSAM”, esclarece um dos Fiscais de Postura, João Jefferson Pereira.
Além disso, os fiscais fazem o monitoramento das praças que estão com os brinquedos e outros materiais danificados. Dessa forma, relatórios são encaminhados para os órgãos competentes darem início ao processo de manutenção do que está deteriorado.
É importante frisar, segundo o fiscal, aos proprietários das kombis e trailers, autorizadas pela Postura, que vendem alimentos e demais itens, para que obedeçam o horário da jornada de trabalho conforme a autorização do Código de Postura.
“A gente realiza constantemente a fiscalização nos locais, como praças, para observar a conduta. Caso não haja o cumprimento do horário, os ambulantes podem ter seus materiais junto com os seus transportes, apreendidos pelo Departamento de Postura”, alerta o fiscal João.
As ações de prevenção da Postura são fundamentais para a organização do município, segundo o fiscal, pois promovem o bem-estar e evitam transtornos.
“Para a gente, é de extrema importância realizar essas ações, porque se a gente deixar uma construção ser feita em local irregular, isso pode acarretar danos a outros moradores, principalmente em relação aos alagamentos, caso esse prédio seja edificado em cima de um canal d’água. E por outro lado, nós estamos aqui no DFP para receber denúncias e fazer orientações em relação a isso” finaliza o servidor.
Serviço
O Departamento atende pelo contato por WhatsApp com o Departamento é (94) 99155-2425. O email é postura@maraba.pa.gov.br.
O Departamento também está nas redes sociais. Facebook: Postura Marabá; e Instagram: @posturamaraba.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e Divulgação