Educação: Revitalizada e ampliada, Escola Tancredo Neves melhora estrutura para alunos e servidores
Para alcançarmos uma educação que sonhamos para nossos estudantes, é preciso avançar em vários fatores didático pedagógicos. No entanto, a qualidade da educação também depende de uma boa infraestrutura do ambiente escolar, a qual influencia no ensino-aprendizagem do aluno e na prática do professor.
Por falar nisso, na manhã desta quarta-feira (08), visitamos a Escola Municipal Tancredo Neves, na Folha 23, na Nova Marabá, que teve a estrutura física completamente revitalizada e entregue para a comunidade escolar, em 1º de novembro, com salas climatizadas, quadra de esportes com cobertura, acessibilidade em todos os espaços, área verde e novas instalações hidráulicas e elétricas.
“A escola trouxe um up para todos, tanto servidores quanto alunos. E, com isso, traz uma animação imensa. Inclusive, a gente trabalha também a questão do respeito, pelo zelo do patrimônio público. E, com isso, as crianças vêm aprendendo, vêm zelando, vêm cuidando. E, para nós, servidores também, trabalhar num local organizadinho, bonitinho, quem não quer?”, avaliou Adriele Corrente, mediadora da Escola Tancredo Neves.
E quem trabalha na escola há bastante tempo sabe os problemas que servidores e alunos enfrentavam para trabalhar, como as constantes goteiras no período chuvoso. Após os serviços no prédio, muitas coisas mudaram por lá, inclusive o sentimento de que é preciso manter o local sempre limpo e conservado.
‘É muito melhor com a reforma. Melhorou bastante. A questão é tudo, a climatização da sala, que era no ventilador, as goteiras que tinham agora não tem mais, então ficou muito bom. Isso facilita bastante o aprendizado dos alunos. E eles também estão se preocupando em manter limpo, manter conservado”, comentou Carla Albuquerque, estagiária em educação.
A Escola Tancredo Neves foi reinaugurada no início de novembro durante uma grande cerimônia que contou com a participação de autoridades locais e de centenas de pessoas entre pais e alunos da escola e atrações culturais e um momento religioso marcado pela emoção dos presentes.
Todos os servidores elogiam a nova estrutura da escola, como a professora Elisabete Motta, gestora da escola. “Os alunos se sentem bem, eles colaboram, você vê que eles mesmo têm cuidado, porque eles ficam com a autoestima elevada por conta do ambiente que eles estão estudando. A questão do conforto, agora como a quadra coberta para a prática das atividades físicas também, e a quadra é o nosso orgulho. Não que os outros ambientes não sejam, mas o fato de ter sido bem estruturada, uma quadra coberta, ela evita os problemas que nós tínhamos antigamente, a questão do sol e chuva, quando tinha chuva a gente não poderia usar e, hoje, está chovendo e está propício para educação física por conta da cobertura da quadra. É só trabalhar”, declara a gestora.
Fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra