Obras: Comunidade escolar vive a expectativa para entrega do novo NEI Alzira Boa Vista
Está bem perto da comunidade do bairro Jardim União receber oficialmente um novo espaço educacional para atender as crianças da área. As obras do prédio do novo Núcleo de Educação Infantil (NEI) Alzira Boa Vista, localizado na Avenida Marabá, já estão nos últimos detalhes.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Eliton Silva, com previsão para ser entregue em dezembro, a obra já está quase concluída. Mais de 95% já foram feitos. “Estamos em fase de acabamento final e remoção das sujeiras acumuladas pela obra. Estão faltando apenas alguns serviços da parte elétrica, do piso, alguns acabamentos na pintura, paisagismo e a escavação de um poço artesiano”, explica.
Iniciada em janeiro deste ano, a obra é orçada no valor de R$ 2.328.299,73 e foi erguida do zero. O novo prédio tem uma área de 1.100 metros quadrados construídos e contará com dois blocos, sete salas de aula, espaço administrativo com sala de arquivo, sala dos professores, secretaria, direção, despensa, serviço, depósito e cozinha. Entre os blocos, haverá um espaço coberto com um refeitório amplo e área de lazer. Os banheiros construídos (quatro masculinos e quatro femininos) são adaptados para acessibilidade, além de um fraldário.
Com a ampliação da quantidade de salas de aula e demais espaços, o novo NEI vai melhorar a estrutura para servidores e crianças, que atualmente estão localizados num prédio alugado, na Rua 01 de Junho, próximo ao novo prédio.
A professora Simone Gomes Pinto, uma das mais professoras mais antigas do NEI, vive a expectativa de receber, em breve, um espaço tão sonhado.
“Para mim, para os meus alunos, para a comunidade em geral, para os pais, para todo o corpo docente, é um sonho poder trabalhar com as crianças num local mais apropriado. Porque a gente trabalha aqui desde quando era só no ventilador e bem apertadinho, como é ainda. Na época de calor a gente via a dificuldade dos alunos, e é difícil trabalhar por conta desse calor, pois tira a concentração da gente. Numa sala pequena, você não consegue alcançar o trabalho que você planejou, por conta do espaço. E, às vezes, a gente quer fazer uma atividade ao ar livre, porém não dá para fazer, por conta do sol ou da chuva, às vezes”, relata a educadora.
Os pequenos também estão ansiosos para estudar e se divertir num espaço feito especialmente para eles, como revelam as alunas do Jardim 2, Liz da Silva e Débora Coelho, ambas de 5 anos.
“Eu quero brincar e desenhar na nova escola”, afirma a pequena Liz.
“Quero estudar com meus coleguinhas na nova escola”, comenta a aluna Débora.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes e arquivo