Saúde: Com a chegada do inverno amazônico, SMS inicia campanha de vacinação contra gripe nas UBS
Em Marabá, o objetivo é alcançar 77 mil pessoas que receberão a vacina, e precisam voltar com 30 dias para tomar a segunda dose
Começou nesta segunda-feira, 13, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), prioritariamente para a região norte do país, por ser realizada antes do início do inverno amazônico. A campanha terá o dia 25 de novembro como o dia “D” de mobilização para a vacina e se estende até o dia 15 de dezembro.
A enfermeira Cíntia Mendes, do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que todas as unidades básicas de saúde já estão abastecidas com as doses da vacina para atender a população.
“A gente já tem a vacina disponível em todas as unidades de saúde de Marabá, tanto zona urbana quanto rural, e o público-alvo da campanha são crianças de seis meses até cinco anos; crianças maiores, se tiver alguma comorbidade tipo síndrome de down, doença cardíaca; e qualquer pessoa, com comorbidades, deficiências; profissionais da saúde; professores; trabalhadores do transporte público; caminhoneiros e motoristas de ônibus; professores de todo o ensino fundamental e superior, inclusive quem dá aula em cursinhos pré-vestibular”, informa a enfermeira.
Em Marabá, o objetivo é alcançar 77 mil pessoas que receberão a vacina, e precisam voltar com 30 dias para tomar a segunda dose. “O Ministério da Saúde decidiu antecipar a nossa campanha da Influenza devido ao inverno amazônico. Essa campanha seria para 2024, para meados de abril, maio, mas devido ao inverno amazônico, o ministério decidiu antecipar. Então, estamos começando hoje dia 13 de novembro e vamos até dia 15 de dezembro com a nossa campanha da Influenza em toda a região norte”, informou Paulo Jânio, Coordenador de Imunização da SMS.
O caminhoneiro Paulo Sandro Ferreira não perdeu tempo e se dirigiu até a UBS Jaime Pinto no bairro Belo Horizonte para se imunizar. “A gente não pode perder tempo pois não sabemos o dia de amanhã. Eu espero que todo mundo venha tomar a vacina, pois é muito importante para se prevenir, ainda mais a gente que vive no meio do mundo aí trabalhando”, alertou Paulo Sandro Ferreira.
Na campanha devem ser vacinados idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 06 meses a menores de 06 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade com mais de 18 anos de idade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
“O que nós queremos é que a população vá até uma unidade de saúde. Estamos preparados tecnicamente, logisticamente, para receber a população. A gente convoca a população de Marabá dentro do grupo prioritário dessa vacina para ir às nossas unidades de saúde porque prevenir é o melhor remédio”, alertou Geraldo Barroso, Diretor de Vigilância em Saúde.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio Santos