Defesa Civil: Órgão prepara Plano de Contingência de enchentes para 2024
As equipes da Defesa Civil Municipal já realizam os levantamentos de pontos sensíveis às ações da cheia dos rios e estudos a respeito de possíveis locais para a construção dos abrigos, caso seja necessário. Esse trabalho vai subsidiar as ações do órgão quando o nível dos rios Tocantins e Itacaiunas subirem.
“Já mapeamos praticamente todos os bairros para saber a quantidade de pessoas que podem ser atingidas, a quantidade de abrigos também que a gente pode construir para, quando as pessoas precisarem, a gente já estar preparado para atender essa demanda”, explica o diretor da Defesa Civil de Marabá, Marcos Andrade.
No dia 7 de dezembro, a Defesa Civil Municipal realizará uma reunião com líderes comunitários para que a equipe da Operação Enchente 2024 tenha conhecimento das demandas das famílias que poderão ser atingidas com a cheia dos rios.
A programação acontecerá no auditório da Casa dos Conselhos, no Agrópolis do INCRA, das 8h às 18h, e será em parceria com o projeto Redes de Cidadania, da Associação Cidade Escola Aprendiz (de São Paulo), que visa fortalecer parcerias no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Ainda no mês de dezembro, a equipe do órgão participará, em Belém, de uma reunião com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), a respeito do fenômeno natural El Niño e possíveis impactos.
Diminuição das queimadas
Um dado importante é que a Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil registrou uma queda de 15% no número de focos combatidos, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2022, foram 198 focos combatidos, contra 168 em 2023.
Marcos Andrade acredita que a queda se deu principalmente pelas palestras realizadas nas escolas da rede municipal a fim de conscientizar as crianças e levar informação para os familiares. Para ele, humanizar o atendimento nas diversas situações em que a população precisa da Defesa Civil é fundamental.
“A Defesa Civil vem se profissionalizando tecnologicamente. A gente vem trabalhando muito nessa questão do setor humano, de as pessoas terem essa sensibilidade de atender o próximo com carinho, inteligência e, principalmente, com uma resposta rápida. A gente está preparado para atender essa demanda”, reitera.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom