Sicom: Projeto Saúde Mental do Servidor busca entender a subjetividade e motivo das patologias
Nesta sexta feira, 1º de dezembro, na sede do Sine, na Marabá Pioneira, foi realizada ação do Projeto Saúde Mental do Servidor, promovida pelos estagiários do curso de Psicologia da Unifesspa, integrados no SINE, orientados pela professora Maria do Socorro Mariano.
O projeto tem por objetivo fazer uma compreensão da subjetividade destes servidores, especialmente no que concerne às vivências no trabalho para que não afetem seu bem-estar e produtividade. É importante entender quais são os pontos mais sensíveis de acordo com a percepção do próprio colaborador.
O Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) foi utilizado no desenvolvimento das atividades do Saúde Mental. É importante ressaltar que a Psicologia Organizacional zela pela saúde mental dos colaboradores de um setor público ou privado, reduzindo a ocorrência de Burnout e as taxas de rotatividade nos cargos, melhorando a qualidade de vida desses colaboradores que fazem parte de determinado órgão ou empresa.
O coordenador Reinaldo Barbosa discorre sobre a importância dessas ações que promovem o bem-estar dos servidores e proporcionam melhor desempenho em suas tarefas laborais.
“Essas ações garantem o bem-estar do colaborador, fazendo com que se sinta mais produtivo e motivado a desempenhar suas atividades”, ressalta.
A supervisora de estágio Iloyane Cavalcante fala sobre a importância da assistência e cuidados adequados para garantir não só a saúde mental, mas também o bem-estar e produtividade dos trabalhadores.
“É possível minimizar e até mesmo mitigar o surgimento de diversas doenças relacionadas ao ambiente de trabalho. Com estratégias, promoções, prevenções e orientações sobre os cuidados com a saúde física e principalmente mental”, explica.
Texto e Fotos: Divulgação/Sine