Gestão: Vários bairros do núcleo Cidade Nova são atendidos por Ação de Saúde e Social
Durante o sábado (2), as Secretaria Municipais de Saúde (SMS) e de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), em parceria com a Polícia Civil e Secretaria de Justiça do Estado do Pará, realizaram uma ação social e de saúde no Ginásio do Dequinha, no bairro Laranjeiras, Núcleo Cidade Nova.
Durante todo o dia foi disponibilizado para a população serviços como emissão de RG, aconselhamento jurídico com petição para divórcio e pensão alimentícia, realização de cadastro do Cadastro Único para Benefícios Sociais (CadÚnico) e e atualização do Bolsa Família.
Na área da saúde foram realizadas consultas com clínico geral, administração de vitamina A, aferição de pressão arterial, atualização da caderneta de vacinação e do cartão SUS, consulta de enfermagem, exame do PCCU, distribuição de medicamento, pesagem do Bolsa Família, puericultura, regulação de exames e consultas, testes rápidos de glicose, gravidez e infecções sexualmente transmissíveis.
“É a Prefeitura chegando até o bairro com vários serviços. Levando isso para comunidade para que a gente se aproxime ainda mais. São serviços essenciais que essa região toda, do Laranjeiras, Liberdade, Jardim União, Infraero, Jardim Vitória, precisa. Estão todos bem acomodados, bem instruídos. As pessoas compareceram o estádio está lotado, mas tudo andando com celeridade para atender centenas de pessoas”, comenta o vice-prefeito Luciano Dias.
A Nercilene Almeida dos Santos, 46 anos, moradora do bairro Infraero, foi tirar seu RG e já aproveitou para realizar os exames de saúde. “Eu vim resolver os documentos. Só que como tem todos esses exames, têm consulta médica, terminei que me consultei, fiz teste rápido e eu só tenho que parabenizar a iniciativa , fui muito bem atendida”, conta.
Gildeane Raio de Oliveira de Oliveira, 40 anos, moradora do Bairro Laranjeiras, aproveitou a ação para mostrar os exames ao médico. “Vim atrás do atendimento médico, tinha feito a consulta e pediram uns exames, mas nunca tive tempo durante a semana para o retorno. Agradeço a oportunidade porque, às vezes, o tempo é pouco, é corrido, e uma chance como essa a gente não deve deixar passar. Aproveitei e também já realizei os testes rápidos”, acrescenta.
A Secretária de Assistência Social, Nadjalucia Oliveira, explica que, além dos serviços, a secretaria estava com uma assistente social de plantão no local. “Qualquer situação, ela está pronta para resolver hoje, no sábado, porque nós temos esse serviço no final de semana. Então, como a ação é no bairro, ela está de prontidão para fazer parte desse momento aqui com a comunidade. E todo mês, agora, nós estaremos nos bairros para realizar essas ações e ficar mais perto da comunidade, principalmente no final de semana, que a população tem mais tempo”, reitera.
A Ana Paula Oliveira da Silva veio com a família toda para tirar a carteira de identidade. Além dela, tiraram o documento a irmã, os dois sobrinhos e os dois filhos. “Vim tirar a identidade dos meninos. São seis identidades. Soubemos da ação e já nos programamos porque resolve muita coisa gente. Fazia dias que queria tirar esses documentos, então achei muito bom”, opina.
A secretária de saúde, Mônica Borchat, comemora o resultado da ação. “A gente trouxe toda a Secretaria de Saúde, todos os serviços oferecidos, consulta médica, vacinação, coleta de PCCU, regulação, laboratório, vacinação. Então, todos os nossos serviços de saúde, estiveram aqui junto com a ação social. Então, na verdade, hoje, a gente fez uma ação comunitária que conseguiu contemplar e ajudar vários moradores da região”, conclui.
Foram cerca de 400 carteiras de identidade emitidos.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes