Educação: Alunos do Nei Arco-Íris realizam sessão de autógrafos e lançamento de livro através do projeto Estante Mágica
Na noite de sexta-feira, 30, os alunos do Núcleo de Educação Infantil (NEI) Arco-íris, no núcleo Marabá Pioneira, realizaram uma sessão de autógrafos na entrega dos livros produzidos por eles próprios no projeto “Estante Mágica”, que foi realizado com crianças de 5 a 6 anos da instituição, da turma de Jardim 2.
“As crianças escolhem os livros, aí elas fazem um reconto. Nesse reconto, elas construíram esse livro que vocês estão vendo aqui. Essa reconstrução é ilustrada por elas, é recontada por elas, então eles são os grandes autores. É, com certeza, a primeira criação literária deles”, conta a diretora do NEI Arco-Íris Rosa Brígida Arrais.
Ela conta que esse é o primeiro ano do projeto. “O projeto foi maravilhoso, as crianças se empolgaram, se envolveram muito e elas gostaram dessa construção, desse processo em que elas recontaram, ilustraram e reescreveram as histórias”, completa a diretora.
A professora do laboratório de informática, Ednalva Costa de Andrade, que trabalhou a construção do livro com os alunos, conta que foram utilizados três temas na construção do livro, que abordou a importâncias das frutas, o planeta Terra, e sobre a saúde bucal, abordando a questão do dentinho.
“No início, as crianças ouviram as histórias, logo após, elas usaram o aplicativo de construção dos livros. Após isso, elas ilustraram e a gente começou o processo de produção. Com as histórias, eles aprenderam a escovar o dentinho, a se alimentar direito, a cuidar do meio ambiente. Então foi assim, várias histórias que alavancaram a escrita e nós nos sentimos bastante satisfeitos com esse trabalho, porque isso, com certeza, vai causar um grande efeito na vida dessas crianças”, comenta Ednalva.
O aluno Pedro Emanuel Cavalcante Lopes, 6 anos, foi um dos que ficou feliz em produzir o livro. “Gostei bastante, foi muito divertido trabalhar no computador e montar esse livro”, afirma o garoto.
Outro que estava animado foi Wirlan Antônio Reis Tavares, 5 anos. “Estou muito feliz de ter o livro. Foi legal fazer com meus colegas. Vou mostrar para o meu pai e minha mãe”, conta.
Sua mãe, Adriana do Socorro, compartilha que está emocionada com a produção do filho. “É muito gratificante, porque é o segundo ano dele na escola. Então, é muito importante estar vendo esse desenvolvimento dele. É tão especial e é bom a gente sempre ter recordações, né”, acrescenta a mamãe.
O pai da Isabela Rodrigues, Manoel Ananes, é biólogo e está escrevendo um livro sobre a fauna. Ele conta que ficou muito contente quando soube do projeto. “É como dizem, que todo mundo um dia tem que fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. E ela já está escrevendo um livro primeiro do que eu ainda. Eu estava até mais ansioso do que ela, na realidade, a gente vivia perguntando se o livro estava pronto ou não. Agora, finalmente vemos o resultado”, comenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes