Sevop: Bem avançada, pavimentação em concreto na Folha 1 começa a transformar o bairro
A pavimentação de ruas em Marabá não param. A Folha 1 recebe os primeiros serviços de infraestrutura de sua recente história. As ruas das quadras 14 e 22 estão com os serviços de pavimentação bastante avançados, o que representa uma nova realidade para os moradores.
Antes da chegada do concreto armado no bairro, as ruas receberam o serviço de drenagem com uso de manilhas para o escoamento das águas pluviais. A pavimentação inicia no limite da Folha 8 e estende-se por toda Folha 1 até o limite com a Rodovia BR-222, próximo a cabeceira da ponte do rio Tocantins.
O uso do concreto armado apresenta como principal vantagem sua elevada durabilidade, que atinge 20 anos, sendo quatro vezes superior ao pavimento convencional de concreto. Além disso, a armação presente no interior da estrutura faz com que as peças sejam mais adaptáveis aos problemas decorrentes das diferentes características e tipos de solo existentes ao longo do trajeto, como por exemplo as enchentes.
A Folha 1 surgiu a partir de uma ocupação ocorrida há aproximadamente 8 anos. O local funcionava como base para o transporte, via balsa, de ferro gusa de uma antiga siderúrgica que decretou falência em 2012. Hoje residem na área aproximadamente 3 mil famílias.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio
Drone: Wilielton Cardoso