Cultura: Auto de Natal no Museu Francisco Coelho atrai crianças de escolas públicas e privadas
A história do nascimento de Jesus Cristo, encenada por atores da Companhia de Artes do Museu Francisco Coelho, atraiu alunos das escolas públicas e privadas da Marabá Pioneira que acompanharam atentos cada momento da peça teatral. O evento aconteceu nesta terça-feira, 5, na área externa do museu.
De acordo com Eraldo Júnior, coordenador do grupo Companhia de Artes, a encenação do Auto de Natal acontece pelo segundo ano consecutivo e não faltou nenhum personagem da história bíblica, como o carpinteiro José, Maria, o anjo Gabriel e os três Reis Magos.
“Essa ideia começou no ano passado, juntamente com a parceria do Museu, no qual esse é o segundo ano que nós estamos trazendo essa ideia do Presépio Vivo, para mostrar, trazer a parte lúdica, mostrando para as crianças que o Natal não é somente Papai Noel, trazer essa parte mais do nascimento de Jesus”, esclarece Eraldo Júnior, Coordenador do grupo.
A indumentária é outra parte que merece registro. Todos os personagens muito bem vestidos, tudo ao estilo da época que encheram os olhos dos alunos das escolas convidadas.
“Esse momento aqui é o que marca para as crianças conhecerem um pouco mais sobre a história da nossa vida. Para elas é muito importante, é um momento único para celebrar, é um momento que elas têm para confraternizar e aprender um pouquinho da história”, destaca a professora Gislane Macedo, da Escola José Mendonça Vergolino.
Para Wania Gomes, diretora do Museu Francisco Coelho, o evento é importante para mostrar às crianças a importância do Natal na vida das pessoas e informa que durante o mês de dezembro outros eventos serão realizados com tema sobre a festa do nascimento de Cristo.
“Estamos no mês de dezembro e nada é melhor do que envolver essas crianças nesse momento. Começou a temporada natalina aqui no Museu e a Fundação Casa da Cultura de Marabá, aqui com a Companhia de Artes. O Museu sendo o palco, mais uma vez, desse presépio vivo e nós recebendo as crianças dos Núcleos de Educação Infantil e das Escolas Pública da Velha Marabá, vivenciando e criando memórias para essas crianças da importância que é o Natal e viver o momento”, relata.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio