SMSI: DMTU, DMSP e GMM atuam na segurança de vários eventos no final de semana
GMM
Na sexta, 08, a Guarda Municipal de Marabá atuou com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em operação de fiscalização e atendimento de denúncias de poluição sonora, na qual 6 denúncias foram atendidas, e 1 caixa de som apreendida; atuou em operações de fiscalização do período de defeso da piracema (período de restrição à pesca de espécies nativas para preservar a reprodução), no rio Tocantins, onde foram apreendidas 200 metros rede de pesca. Também houve operações integradas de segurança pública em parceria com o DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) durante fiscalização de veículos em situações irregulares.
No sábado, 09, e no domingo, 10, a Guarda manteve rondas e policiamento preventivo nas praças, escolas, hospitais, rodoviárias, logradouros públicos e orlas do município. Não houve ocorrências ou crimes de grande relevância na área de atuação da Guarda Municipal. Ainda no domingo, à noite, nas proximidades na Avenida Castelo Branco, onde havia uma senhora de prenome Ana tentando contra sua própria vida, a Guarda prestou apoio para impedir o suicídio, juntamente com o corpo de bombeiro e a Policia Militar, que após várias tentativas, conseguiu convencer a senhora entregar a faca.
Neste ano de 2023, a GMM, em conjunto com os demais órgãos de fiscalização, realizou com a Semma 185 operações de fiscalização de poluição sonora, 50 operações piracema e outras 143 operações integradas com o DMTU, 409 acompanhamento de vítimas de violência doméstica, 63 acompanhamento de autores de violência, 57 medidas recebidas, 10 ocorrências de pipas com cerol, 11 apoios ao SAMU, 01 operação com a Polícia Federal (PF), 06 apoio às operação da Polícia Civil, 11 operações com a Polícia Militar (PM), 04 apoio às fiscalizações com a vigilância sanitária, 18 operações com a Postura, 21 conduções à delegacia, 04 operações com a Defesa Civil, 04 operações com a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), 02 operações com a SDU e outras relacionadas à saúde, bem como palestras sobre violência escolar e atendimentos de denúncias de violências nas escolas.
DMTU
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, realizou nesta sexta-feira, 08, a Interdição de Via, em alusão aos Jogos Internos da EMEF Nossa Senhora de Fátima, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, realizado na Rua São Francisco, Av. Magalhães Barata Av. Castelo Branco e Rua José Albino – Bairro São Félix (próximo à Praça dos Sonhos), das 07:30h às 10h. Ainda na sexta feira, foi realizado a Operação de Fiscalização, em conjunto com demais órgãos de Segurança pública de Marabá, realizado na BR 222 em frente ao Hospital Regional de Marabá – Nova Marabá a partir das 19h.
No sábado, 09, foi realizado a Interdição de Via em alusão ao XIV Natal Encantado realizado pela Paróquia São Francisco de Assis, na Rua São Francisco, na esquina da Delegacia da Polícia Civil a esquina da Loja Saraiva, Bairro Cidade Nova (entorno da praça São Francisco) a partir das 17h. Ainda no sábado, foi realizado o Monitoramento de Via, em alusão ao evento solidário da ACIM realizado no estacionamento da ACIM na Av. Getúlio Vargas – Marabá Pioneira, a partir das 08h às 14h.
No domingo, 10, foi realizado o Apoio de Via em alusão a 2ª Corrida do Legislador realizado pela Câmara Municipal de Marabá, realizado na Câmara Municipal a partir das 05h. Ainda no domingo, foi realizado o Apoio de Via em alusão a Corrida e caminhada do bem, realizado pela Igreja Nova Aliança, realizado na Folha 31, Quadra 31, Lote 02 – Nova Marabá a partir das 05h. Também foi realizado a Interdição de Via em alusão ao XIV Natal Encantado realizado pela Paróquia São Francisco de Assis, na Rua São Francisco, na esquina da Delegacia da Polícia Civil a esquina da Loja Saraiva, bairro Cidade Nova (entorno da praça São Francisco) a partir das 17h.
DMSP
No sábado e domingo (09 e 10 de dezembro), o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), destaca sua atuação na segurança do Natal Encantado evento realizado pela igreja católica, Paróquia São Francisco de Assis, na praça São Francisco.
A ronda patrimonial reforça a segurança nas principais instalações do município.
Texto e fotos: Divulgação SMSI