Marabá em números: Avanços na área rural melhoram a renda das famílias da região
Projetos desenvolvidos na área de piscicultura, apicultura, avicultura e produção de cacau estão entre os desenvolvidos com apoio da equipe da Seagri em 2023, em benefício das famílias do setor rural de Marabá
Um trabalho intensivo de atendimento às famílias de agricultores em mais de 100 Projetos de Assentamento na zona rural de Marabá resultou no aumento da plantação de itens básicos da alimentação, escoamento e comercialização dos produtos da agricultura familiar, elevando a renda dos trabalhadores em 2023.
Somente em projetos de avicultura 350 famílias foram atendidas com os kits que incluem o cercamento da área, bebedouro, ração e também os pintos para o início da criação. Na apicultura, mais de 100 famílias receberam atendimento e iniciaram a produção de mel no município.
“Foi um ano positivo. A gente avançou muito na questão da apicultura, da suinocultura, avicultura e tanque suspenso no PA Palmeira Jussara. Fortalecemos muito setor da análise de solo com o laboratório, o aumento da produtividade no viveiro de mudas. A gente conseguiu implantar muito bem a plantação de cacau. Acredito que esse ano superamos a meta prevista que era de 200 mil sementes e conseguimos chegar em 280 mil sementes de cacau. Então, além da rota do açaí que Marabá já é forte, estamos fortalecendo a rota do cacau”, comenta Marcos Paulo Eleres, Secretário Adjunto de Agricultura.
Um dos projetos que proporcionou grandes avanços na produção da agricultura neste ano de 2023 foi o tanque suspenso que beneficiou 50 famílias. A Seagri faz o projeto e a montagem dos tanques com todos os itens, além do fornecimento de 1.100 alevinos de tilápias e mais 10 alevinos de panga.
De acordo com Marcos Paulo Eleres, projetos que têm bons resultados estão no planejamento para ter continuidade.
“Em 2024, vamos focar muito bem nesses programas que deram certo. A avicultura é um carro-chefe nosso, mas a gente viu que o tanque suspenso também traz uma produção muito alta e oferece um retorno muito bom para os produtores”, afirma.
A suinocultura atendeu 22 famílias este ano, também está no planejamento para continuidade e ampliação do número de pessoas que devem receber o projeto. Em todo o ano, os projetos contemplaram 522 famílias de agricultores, sendo expandido também o atendimento de irrigação, mecanização e distribuição de mudas das mais variadas espécies de culturas.
“Conseguimos também fazer aquilo que há 15 anos estava parado, que era a inauguração do laticínio na Vila Sororó, conseguimos crescer cada vez mais na agricultura familiar. Sem falar que conseguimos fechar o ciclo no setor de merenda escolar. Hoje, Marabá chegou acima de 75% da merenda escolar vindo da agricultura familiar, então isso tudo é graças à produção, às feiras livres que nós temos no município, que já são 11 feiras, então tudo isso traz um balanço positivo para 2023”, avalia Marcos Paulo Eleris.
Na mecanização foram 2300 mil famílias atendidas. Além disso foram mais de 750 mil mudas doadas, plantadas no viveiro da Seagri. Para o Secretário de Agricultura, Adailton Sá, elevar ainda mais o atendimento às famílias de agricultores em todos os projetos e atender o homem do campo para que ele possa ter renda é a principal política de trabalho da Seagri.
“Atender o Homem do Campo, principalmente com foco na chamada agricultura familiar. Então, nós os atendemos desde a análise de solo até o mercado. Então, nós apanhamos os produtos deles e trazemos junto com eles até às feiras de Marabá. É uma forma de fomentar a produção e elevar a renda. Este foi um ano bem proveitoso e esperamos em Deus que a gente consiga no próximo ano fazer muito mais para as famílias de agricultores”, destaca Adailton Sá, Secretário Municipal de Agricultura.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Secom