Marabá em números: 2023 é marcado por grandes obras de infraestrutura
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop) entregou, ao longo de 2023, diversas obras de infraestrutura, pavimentação e drenagem, além de equipamentos públicos importantes como escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), obras importantes, que ajudam a melhorar a vida das pessoas.
Pavimentação e drenagem
Em 2023, a Sevop executou diversos lotes de pavimentação e drenagem, que atenderam todos os núcleos da cidade. Um dos grandes serviços executados em 2023 foi o recapeamento de três km da Rodovia Transamazônica, que foi realizado durante o período noturno a fim de evitar transtornos aos motoristas.
Teve pavimentação da Avenida das Torres e Rua 15, no bairro Araguaia. A Rua Alfredo Monção, no Bairro da Paz, recebeu 640 metros de pavimentação. No bairro Liberdade, as Avenidas Gaviões e Antônio Vilhena somais mais de 1400 metros de pavimentação. A Antônio Vilhena ainda recebeu serviço de drenagem e substituição das manilhas que antes eram de 1000 milímetros por novas de 1500. A Travessa Pará foi pavimentada em 340 metros; Rua São João Del Rey, 460 metros; e Rua Nossa Senhora da Conceição, 460 metros. No bairro São Miguel da Conquista, a Rua Santa Catarina recebeu serviço de pavimentação. Já no bairro Belo Horizonte, foram as Ruas Rio Grande do Sul e 7.
No bairro Vale do Itacaiunas, os serviços atenderam as Ruas Rio do Ouro e 8 (entre Avenidas Minas Gerais e Amazonas). Ainda no núcleo Cidade Nova, cerca de 1000 metros da Tavessa Norte e das Ruas Circula e Manaus, que cortam os bairros Bela Vista, Infraero e Jardim União, foram pavimentados em concreto.
No núcleo São Félix, a Avenida Floriano Peixoto foi contemplada com 900 metros de pavimentação. Outras vias contempladas foram as Ruas Piauí, São Félix, Duque de Caxias, Tamboriú e São Miguel.
No bairro Nossa Senhora Aparecida, a pavimentação chegou à Rua 12 e acontece nas Ruas 11, 13 e 14.
Continuando no núcleo Nova Marabá, diversas vias das Folhas receberam a pavimentação em concreto como: a avenida principal da Folha 35; ruas das Folhas 8, 10, 20, 28 e 29, assim como na via que liga as Folhas 13 e 14 e drenagem na ligação entre as Folhas. Na Folha 33, duas vias receberam pavimentação e drenagem. Na Folha 1, foram três ruas que receberam a pavimentação e também foi executado sistema de drenagem entre as Folhas 32 e 33. Na Folha 25 também foram três vias, somando 920 metros de pavimentação, onde também foi executado sistema de drenagem superficial de captação das águas da chuva. Os serviços da Sevop alcançaram outros pontos da Nova Marabá.
A Vila Sororó, distante cerca de 30 km da zona urbana de Marabá, também recebeu pavimentação na marginal da Rodovia BR-155 e em mil metros da Avenida Sebastião Miranda.
A Sevop também executou as pontes que ligam a Vila Murumuru à Vila Sarandi e a ponte Geladinho, que liga a Vila Murumuru à Vila do Deserto.
Já as Ruas 7 de Junho e São Pedro, na Marabá Pioneira, foram concluídas.
Atualmente, a secretaria está em diversas frentes de trabalho com pavimentação e drenagem em todos os núcleos de Marabá. “Tem lotes no São Félix, Morada Nova, Cidade Nova, Nova Marabá. Fizemos grandes obras de infraestrutura no bairro Laranjeiras, Liberdade. Na Antônio Vilhena, completamos a pavimentação, mais de 1 quilômetro pavimentado”, ressalta Fábio Moreira, titular da Sevop.
Outra obra importante de drenagem é realizada na entrada da Marabá Pioneira com a substituição de manilhas para ampliar a vazão da água, principalmente com a chegada do período chuvoso e da cheia dos rios.
Obras entregues
Durante o ano de 2023, foram entregues cinco escolas completamente revitalizadas: Tancredo Neves, na Folha 23; Pequeno Pajé, no São Félix I; Martinho Motta, na Folha 27; Arco-Íris, em Morada Nova; e Escola São Félix. Além disso, também foi entregue a Unidade Básica de Saúde (UBS) Emerson Caselli, no bairro Independência.
Também foram entregues o novo Ginásio da Folha 16 totalmente remodelado, climatizado e com novo piso, o Laticínio da Vila Sororó, que irá beneficiar a cadeia produtiva do leite na região, e um espaço de lazer na Folha 17.
Obras em execução e finalização
A Sevop já concluiu as obras nas escolas Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira, e Luzia Nunes, na Folha 28, além do Parque Ambiental Vavazão, que aguarda a conclusão da pavimentação e calçamento da Avenida Antônio Vilhena, no bairro Independência, e do ginásio do bairro Belo Horizonte, que antes pertencia à Obra Kolping.
Para o início do ano que vem, duas importantes obras também serão entregues: as novas escolas no Residencial Tiradentes e no Cidade Jardim, que irão ofertar mais de 1000 novas vagas na rede municipal de ensino do 1º ao 9º ano.
A Sevop também segue com as obras do NEI Eunice Vieira e da Escola Rayara Carvalho entre os bairros Novo Planalto e da Paz. Outra frente de trabalho é na construção de coberturas das quadras poliesportivas das escolas e a construção de novas quadras onde não havia.
A maior obra de infraestrurura executada pela gestão municipal atualmente é a nova ponte sobre o Rio Itacaiunas, que conta com R$ 59 milhões de reais em investimentos de recursos próprios da gestão municipal.
“A nossa grande obra, que demos o start, foi a nossa ponte, a terceira ponte, que vai ligar a Nova Marabá à Cidade Nova. Ela vem andando dentro do cronograma. Já tem aí mais de 30% de avanço. Já fizemos as etapas anteriores junto com o SDU, Postura, Secretaria de meio Ambiente, onde foram feitas desapropriações e licenciamento. A infraestrutura já está 100% pronta e vamos dar seguimento no ano de 2024 para entregá-la até, no máximo, em dezembro, concluindo esse importante eixo de mobilidade da nossa cidade”, ressalta o secretário Fábio Moreira.
O Terminal de Integração é outra importante obra que beneficiará a mobilidade da cidade e que se encaminha para a reta final. Entre outras obras em andamento estão o Parque Ambiental de Murumuru, novo prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Cine Teatro e a piscina semiolímpica no Ginásio da Folha 16.
“A gente frisou vários tipos de obras, que movimenta, melhora a vida do nosso morador, que melhora com a pavimentação, com uma escola com mais infraestrutura, um posto de saúde com melhor condição de receber e além do giro no movimento. Quase todas as empresas que prestam serviços para a gente são sediadas em Marabá. Então, isso gera emprego, gera compra na economia local e, por isso, que Marabá não para de crescer porque todo dinheiro arrecadado é reinvestido na própria cidade”, destaca o secretário.
Atualmente, diversas escolas da rede municipal, seja na zona rural ou na zona urbana, recebem algum tipo de serviço construção, revitalização, reparos, urbanização ou construção de quadra poliesportiva.
“Além de várias obras em colégios que já estão bem avançados. As pavimentações, a gente vai avançar ao máximo até o período de chuvas e, depois, cessando, a gente retoma ao ritmo normal e com novos lotes que já estão sendo preparados. É mais um ano que a gente encerra com sucesso, graças a Deus, com grandes obras em todas as áreas: pavimentação, educação, saúde, infraestrutura, lazer e esporte”, conclui o secretário.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo