Marabá em números: Em 2023, Guarda Municipal atuou em mais de 500 operações
Ligada à Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), a Guarda Municipal de Marabá (GMM) realiza serviços fundamentais para a segurança da população. Durante o ano de 2023, os 77 agentes participaram de diversas operações integradas a outros órgãos de segurança.
A GMM possui cinco grupamentos, o de Proteção Ambiental (GPA), o de Operações Com Cães (GOC), o de Patrulhamento Maria da Penha, o de Ronda Escolar e o de Ordem Unida (na escola Cristo Rei).
O GOC possui um Canil que atua com 5 cães adestrados, desde 2013 no patrulhamento diário em praças, orlas e combate ao tráfico de drogas.
“A gente considera que foi um ano relativamente tranquilo, começando com o Carnaval deste ano, onde a ordem foi mantida, em parceria com vários órgãos de segurança. Durante o aniversário da cidade, realizamos várias operações relevantes para manter a segurança nos dias de comemoração. No mês de maio, a gente realizou trabalhos de conscientização em relação à proibição do uso de cerol para empinar pipas. No veraneio também foi mais tranquilo em relação aos anos anteriores, mesmo assim mantivemos nossas operações. A gente tem visto que a cada ano, nossos trabalhos promovem bons resultados, então a gente vê que estamos no caminho certo”, pontua o coordenador da Guarda, Williscley Leão.
Em termos de números, a maioria das operações este ano aconteceram em torno da poluição sonora, algo que é feito em apoio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Foram 189 ocorrências.
Em seguida vem o apoio ao Departamento Municipal de Trânsito (DMTU), com 148 autuações diversas, como o transporte clandestino e os crimes de trânsito. Nas operações da piracema, época de reprodução dos peixes, também em apoio à Semma, a Guarda realizou 58 fiscalizações tanto nos rios, quanto nos estabelecimentos que comercializam pescados.
A GMM trabalhou ainda no suporte ao Departamento de Postura, em 30 operações, como em bares, estabelecimentos comerciais, praças etc. Além disso, 23 operações integradas com as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal foram realizadas este ano. A Guarda também prestou suporte ao Servico de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 11 ocorrências.
O coordenador destaca ainda sobre as conquistas para o Departamento durante este ano, como a aquisição de novos veículos, equipamentos e cursos de capacitação.
“Tivemos várias conquistas por meio da Prefeitura e SMSI, como novas viaturas, equipamentos, manutenção em dias etc. Também tivemos cursos com a Marinha do Brasil, renovando nossa carteira de piloto, além da primeira turma para armamento, munição e tiro e em janeiro teremos a segunda, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Segup) e Polícia Federal. Foram cursos bastante esperados que nos proporcionarão o porte de arma de fogo e de pilotar nos nossos rios, promovendo mais segurança à população. Nós temos só a agradecer. Para o ano de 2024, estamos com previsão para receber uma lancha que vai promover mais mobilidade ao nosso grupamento de proteção ambiental, como no período de enchente, veraneio e Projeto quelônios”, reitera Leão.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Arquivo Secom e Divulgação GMM