Previdência Social: Ipasemar ampliará ações para os segurados
O Instituto também pretende garantir nova certificação junto ao Governo Federal
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Marabá (Ipasemar) terá, ao longo de 2024, programações que terão como objetivo aproximar os servidores ativos do órgão, levar a educação previdenciária aos segurados, além de tratar de temas importantes, como saúde e alimentação, diretamente com os aposentados e pensionistas.
As principais ações serão o mês da mulher em março, o dia do servidor aposentado, em junho, e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A equipe do Ipasemar utiliza essas ações para levar, aos segurados, temas importantes como o cuidado com a saúde mental, alimentação saudável, educação previdenciária e demais temas relevantes referentes a esse período da vida.
“A gente sempre faz essas programações porque muitas pessoas têm a visão de que após a aposentadoria a pessoa fica esquecida. Nós aproveitamos esses momentos para saber como eles estão. Eles já pediram que nossa próxima programação do dia do servidor aposentado seja em outro espaço e não aqui no Ipasemar. Então, é bom ter esse reencontro”, pontua a diretora-presidente do instituto, Nilvana Ximenes.
O Censo Previdenciário realizado em 2023 o ajudará a nortear outras ações do Ipasemar. Uma delas será aproximar os servidores ativos do município do sistema de previdência municipal, pois muitos desconhecem as funções do instituto. Além disso, os dados do censo podem ajudar em outras iniciativas que podem auxiliar os servidores que estão próximos de se aposentar.
No primeiro semestre de 2024, acontece a audiência pública em que há a prestação de contas do instituto, junto aos segurados e sociedade, de tudo o que é executado pelo Ipasemar, sejam ações, atividades, pagamento dos benefícios, receitas e despesas, além da situação do sistema previdenciário do município. Aliás, as atividades do Ipasemar seguem o que é orientado pelo Ministério da Previdência Social e órgãos de fiscalização.
Outro foco do instituto é conseguir o Certificado Pró-gestão Nível III concedido pelo Ministério da Previdência Social. Em 2023, o Ipasemar recebeu o Certificado Nível I.
Atualmente, o instituto conta com 1328 aposentados e pensionistas. No ano passado, foram 123 novos beneficiários adicionados ao sistema de previdência.
Para saber mais, leia também https://maraba.pa.gov.br/ipasemar-balanco-2023/
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo