Gente que cuida da gente: A farmacêutica Angélica de Jesus há 28 anos dedica-se à rede municipal de saúde
Neste dia 20 de janeiro, o Brasil celebra o Dia do Farmacêutico, um profissional responsável desde o desenvolvimento da medicação até a correta dispensação dos remédios. Dessa forma, torna-se um personagem fundamental na atenção básica de saúde. Em Marabá, todas as farmácias de demanda, satélites e as três Unidades Pólo dispõem de profissionais da área para garantir a qualidade no atendimento.
Um destes profissionais é a Angélica de Jesus, dos 53 anos de vida, dos quais 28 são de trabalho no Hospital Municipal de Marabá (HMM), antes mesmo de ter esse nome, mas a história dela na área é bem mais longa e cheia de boas experiências. A farmacêutica bioquímica revela que o amor à profissão e a decisão vieram desde criança, pelo encanto que tinha ao ver as prateleiras cheias de remédios nas farmácias.
“Eu já trabalho há 28 anos aqui no Hospital, mas quando eu entrei, ainda era Fundação Nacional de Saúde, atuei no laboratório de análises clínicas durante 14 anos. Tive uma experiência muito boa nessa área, mas chegou um tempo em que eu queria experimentar a minha área de farmacêutica que sempre sonhei. Foi quando eu tive a oportunidade de trabalhar na farmácia aqui do Hospital, em 2008. Aqui eu vi uma profissão em que eu pude atuar diretamente com o paciente, orientando, conversando e dispensando os remédios. Para mim, isso é maravilhoso, pois eu me sinto muito feliz em poder ajudar as pessoas”, relata a farmacêutica.
Angélica conta que entrou sem experiência alguma, mas cheia de vontade para aprender. Hoje é ela que ensina os colegas de profissão novatos.
“O que mais me deixa feliz é o aprendizado que eu tive durante todos esses anos. E para mim é um prazer tão grande poder repassar o que eu sei, explicar e ensinar os meus colegas da área”, comenta.
Desde a recepção dos medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Angélica e os colegas atuam na separação e classificação, além de organizar as prescrições médicas e atender aos usuários. Todo esse trabalho padronizado deve ser feito com muita parceria entre os que atuam juntos, para a correta manipulação dos remédios e um bom atendimento. A coordenadora da Farmácia do HMM, Janaíres Resende, revela ter sido bem acolhida e ter aprendido bastante com Angélica, uma profissional prestativa.
“É um aprendizado contínuo dia após dia com ela, além da relação muito boa que temos. Ela é muito compreensiva, realiza o trabalho dela com eficácia e se precisar ela tira nossas dúvidas, incentiva a gente, mesmo com as dificuldades. Ela sempre está disposta a ajudar. Eu a admiro”, demonstra a coordenadora.
Para Angélica, não basta apenas fazer a obrigação que o trabalho pede, é importante criar um bom relacionamento com colegas de trabalho, o que faz ter mais amor à profissão. Isso a fez ganhar vários elogios por parte dos colegas. Um deles é o almoxarife Antônio Salazar, que já trabalha ao lado de Angélica há 10 anos.
“Eu percebo que Angélica sempre foi muito empenhada nas funções dela e faz com muito carinho. Qualquer dúvida que surge, ela está ali para ajudar a gente. Não tenho o que falar de ruim e trabalharia o tempo que fosse necessário com ela”, exprime o colega.
Angélica finaliza desejando que todos os profissionais farmacêuticos tenham sucesso e não desistam, mesmo com os desafios.
“Para mim, ser farmacêutico é, além da alegria em saber que eu cumpri o meu papel, prestar assistência ao paciente, algo que eu sempre quis. Eu vejo que sem a existência do farmacêutico, não há remédio. E eu fico feliz em ver que hoje esses profissionais estão bastante valorizados e isso me faz sentir mais realizada ainda com minha escolha. Quero desejar a todos os meus colegas de profissão um feliz dia do farmacêutico”, finaliza.
Saiba mais
Farmácia Polo 1 (Partage Shopping): funciona de segunda a sábado, de 9h às 21h; e domingo, de 14h às 20h.
Farmácia Polo 2 (Marabá Pioneira): Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.
Farmácia Polo 3 (Morada Nova): Funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h.Farmácias de demandas (nas UBS): 8h às 17h.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes