Semel: Trilha do Pistão Furado, Velocross, Torneio de Vôlei e circuito de tambores marcaram final de semana
No último final de semana (21 e 22), a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel) promoveu o apoio, em parceria com a sociedade civil, de eventos esportivos. Entre eles, o 9º Velocross Pistão Furado e 13ª Trilha do Pistão Furado. As competições foram realizadas no KM 8, sentido Itupiranga. Além disso, houve o 4º Torneio Volley 23, competição de tambores e jogo do Águia na estreia do Parazão.
Dentro da programação da 13ª Trilha do Pistão Furado, foi realizado 9º Velocross que contou com um percurso com curvas e retas, somando 900 metros de prova. A competição teve participação de pilotos de Jacundá, Goianésia, Tucuruí, Novo Repartimento, Dom Eliseu, Parauapebas e outras cidades. O evento de Velocross foi dividido nas categorias VX FL-1, VX-Intermediário, VX-Estreante, VX Nacional-Pro, VX Nacional-Intermediário, VX Nacional-Estreante, VX-Feminino. A premiação dos primeiros colocados nas sete categorias foi no valor de R$ 6 mil reais.
A trilha teve 400 inscritos do Pará, Maranhão e Tocantins e contou com uma prova de 40 km de extensão. O evento foi organizado por MacGyver, Xilito e Vanderley Martins. Eles ressaltam a parceria com a prefeitura de Marabá, por meio da Semel, para realizar as competições.
“Com apoio total da Secretaria de Esporte. Sem a prefeitura, a gente não consegue ir a lugar nenhum porque é muito complicado, muita coisa para se fazer. Temos apoio de imprensa, de maquinário, muito apoio relacionado, e abertura, porque quem tem a chave de qualquer evento é a prefeitura. Olha só a estrutura que está aqui”, avalia Vanderley.
Outro evento que contou com suporte da Semel, com premiação e material de competição, foi o 4º Torneio Volley 23, realizado na quadra de vôlei da Folha 23, no núcleo Nova Marabá. A competição iniciou no sábado com a fase de grupos. No domingo, foram as semifinais e finais. O torneio teve 12 equipes masculinas e mais de 60 participantes.
No sábado (19), também ocorreu o 3º Bolão Entre Amigos, em uma chácara em Morada Nova. A competição consiste em pessoas montadas em cavalos que precisam completar um circuito norteado por tambores posicionados na arena.
“A SEMEL segue com o objetivo de se fazer presente apoiando um grande leque de atividades esportivas. Os eventos de moto têm seu público fiel e Marabá vem se firmando como palco de várias competições ao longo do ano. Nesse evento, apoiamos com maquinário da Sevop e Seagri para preparação da pista, estrutura de tendas, carro de som, além de troféus para os trilheiros. O torneio de vôlei foi realizado em uma quadra recém revitalizada pela Sevop (Secretaria de Obras). A competição contou com cerca de 100 pessoas jogando, assistindo e se divertindo ao longo do final de semana. No Bolão entre Amigos, acreditamos que podemos fazer mais por esse grupo e, aos poucos, vamos estreitando os laços com os esportistas e organizadores dos eventos”, destaca o titular da Semel, Thyago Ferraz.
Além disso, no sábado (20), o Águia estreou na primeira rodada do Parazão 2024, em Marabá, contra a Tuna Luso. A partida ficou em zero a zero. Saiba mais aqui
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom e Divulgação