Segurança: Projeto “Ordem Unida” em parceria da GMM colabora com a formação escolar e desperta novos projetos
O Projeto Ordem Unida realizado em parceria com a Guarda Municipal de Marabá (GMM) colabora com a aprendizagem, com o ensino e com a organização na Escola Municipal Cristo Rei, no Bairro Jardim União. O Projeto criado em 2018 tem por objetivo contribuir com a formação educacional e cidadã dos alunos.
Hoje é uma das escolas públicas referência em Marabá, que contempla novos projetos de música, capoeira, leitura e xadrez. Há oito anos na direção da escolar, a diretora Gleide Hartuique relata os resultados.
“Nós começamos esse projeto engatinhando, mesmo. Fomos à Guarda Municipal para realizar essa parceria e foi promissora, começamos esse projeto com o objetivo de trabalhar somente disciplina. Mas foi abrindo outros horizontes e através do projeto Ordem Unida, nós suscitamos os demais projetos, principalmente, um projeto de música porque nós estávamos precisando também da musicalidade da percussão para trabalhar marcha, trabalhar a disciplina”, explica a diretora.
O senhor Ademar Silva, presente no momento Cívico-Militar, destacou o programa escolar e falou do projeto musical, do qual participa um dos seus filhos.
“Meus filhos estudam nesta escola praticamente desde do início dos projetos realizados aqui. Isso é maravilhoso, pois proporciona coisas inéditas para essas crianças. Essa escola é umas das melhores da cidade, graças aos projetos realizados pelo colégio, principalmente a Música que meu filho aprendeu a tocar 5 instrumentos”, conta Ademar.
Também a professora de Língua Portuguesa, Emeline Santos, que leciona há três anos, conta sua experiencia e a importância desse e outros projetos nas escolas.
“Sinto o êxito no meu trabalho profissional ao participar do projeto Ordem Unida. O ensino e a aprendizagem dos alunos com apoio da Guarda Municipal, que trabalha na disciplina dos alunos e a organização, desde criança até o adolescente. Os alunos aprendem seus direitos e deveres, como jogar um lixinho no lugar do lixo; aprendem a nos respeitar quando entram na sala e a dizer bom dia ou boa tarde, os alunos levantam-se para receber uma pessoa”, aponta Emeline.
O Guarda Municipal Amorim, um dos coordenadores e colaborador do “Ordem Unida”, destaca a parceria e agradece ao corpo pedagógico que apoia a ação.
“O Ordem Unida na Escola Cristo Rei, no qual temos essa parceria com a diretora Gleide desde 2018, é uma ação bastante interessante, pois a gente incentiva os alunos a terem Ordem e Disciplina. É uma proposta bem abrangente para a escola e para os professores. A gestão aderiu essa causa e temos visto os resultados. Os alunos são melhores em sala de aula, o comportamento deles é mais tranquilo, obedecem às ordens dos professores” finaliza, o Guarda Amorim.
Textos: Guarda Paulo Mesquita
Fotos: Estagiário Clayver com supervisão do Guarda Mesquita