Segurança: Órgãos fazem visita técnica nos espaços de concentração do Carnaval 2024
Durante a manhã desta terça, 30, representantes de cada órgão responsável pela segurança do esquema para as festas de Carnaval deste ano, realizaram visitas técnicas na Praça São Félix de Valois, Marabá Pioneira, onde a Programação tem início e no campo próximo à Praça da Juventude, Km 07, Nova Marabá, onde se encerra a folia.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Genival Crescêncio, as vistorias têm por objetivo promover a organização nos locais, como o planejamento para a interdição das vias, infraestrutura correta e pontos estratégicos para a distribuição das equipes de segurança durante as concentrações.
“Nós sempre costumamos fazer esse planejamento dos eventos que ocorrem aqui na cidade de Marabá, houve uma reunião com os responsáveis pela Segurança do município e do Estado, e hoje nós estamos fazendo a vistoria de perto nestes espaços. Assim como nós já fizemos no Núcleo Cidade Nova, hoje estamos na Nova Marabá, para ver toda a questão da logística de infraestrutura que será montada, bem como o planejamento de segurança, com o isolamento das vias para que os brincantes possam vir participar com total segurança” destaca o Secretário.
Este ano, serão 4 dias de Folia, com apresentações em todos os Núcleos da cidade. Confira a programação completa aqui. Dessa forma, o Titular afirma que a redução dos dias em relação ao ano passado irá permitir, às frentes de segurança, um trabalho mais eficaz ainda.
De acordo com o Tenente Coronel Nogueira, Subcomandante do CPR-2, serão cerca de 80 Policiais Militares destacados para este Carnaval, com auxílio de 10 viaturas.
“Nós estamos planejando, juntamente com os demais órgãos para dar uma maior tranquilidade às pessoas e também aos órgãos de Segurança que trabalham integrados. Nós iremos ficar concentrados bem antes do evento, e também após o término, para prestar esse apoio e garantir a segurança”, assegura.
Além da Polícia Militar do Estado, o Corpo de Bombeiros também estará presente nos locais de concentração, com dez bombeiros auxiliados com quatro tipos de viaturas, sendo duas para incêndio, uma para resgate e uma para acesso rápido.
“A gente vem acrescentar na Segurança deste Carnaval, para prestar apoio aos brincantes, visto que é de suma importância a presença do Corpo de Bombeiros se fazer presente nesses eventos de grande proporção, tanto no atendimento pré-hospitalar quando no combate aos incêndios”, ressalta o Cabo Francis Wander, que representou a equipe na visita técnica.
Os agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), também estarão distribuídos em todos os dias de Folia, para a proteção dos espaços públicos utilizados pelos brincantes.
“Como faremos em todos os Carnavais, este ano não será diferente. E para garantir a segurança dos brincantes e a preservação do nosso patrimônio público, estaremos com cerca de 40 agentes envolvidos”, garante o Agente Dornelas de Araújo, presente na visita técnica.
Na segurança do trânsito, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá (DMTU), irá atuar com um efetivo de 50 agentes em cada dia de Folia, com o auxílio de 12 viaturas.
“Esses agentes vão trabalhar tanto no isolamento das vias para a segurança dos brincantes, quanto nas fiscalizações, no objetivo de reduzir ao máximo os acidentes de trânsito no período do Carnaval”, demonstra o Agente Marvey Vilarins, que aproveita para pedir à população que evite dirigir alcoolizado, sob pena de ser autuado, além de trazer riscos no trânsito.
“Quem vier aos eventos, busque usar os transportes alternativos para não ter que conduzir veículos, para que não haja transtornos com acidentes nem com nossas fiscalizações durante as 4 noites de folia”, salienta.
No que diz respeito à organização dos banheiros químicos e a fiscalização na distribuição dos palcos dos eventos, cerca de 20 fiscais de Postura devem atuar em parceria com os demais órgãos. Segundo Jociane Pereira, Coordenadora de Fiscalização da Postura, neste momento, acontece o cadastro de todos os ambulantes que devem trabalhar nos locais. Já nos dias de Folia, o Departamento irá coibir, com auxílio dos demais órgãos, a utilização de garrafas de vidro nos locais públicos, evitando acidentes.
“Durante o Carnaval, ficaremos responsáveis, esse ano, seguindo uma Lei do Estado, proibindo adentrar em espaços públicos com garrafa em recipiente de vidro. Então, a gente vai fazer esse trabalho junto com a Polícia Militar, DMSP, Guarda e demais órgãos no evento”, complementa.
Vale ressaltar que os agentes da Guarda Municipal também devem atuar com aproximadamente 60 servidores, sendo 25 em cada evento.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos