Saúde: Pessoas a partir de 6 meses podem se vacinar contra a Influenza
As Unidades Básicas de Saúde também dispõem de imunizantes para Covid-19
Desde terça, 30 de janeiro, todas as pessoas a partir de 6 meses de vida podem ser imunizadas contra a Influenza (Gripe). As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Marabá. A Campanha vai até dia 29 de fevereiro em todas as Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana e Rural.
De acordo com o Coordenador de Imunização, Paulo Jânio, um dos motivos da ampliação da Campanha é o Inverno Amazônico e a meta é vacinar mais de 80 mil pessoas em Marabá.
“A nossa Campanha foi antecipada na Região Norte para antes do inverno amazônico, desde 17 de novembro, e agora foi ampliada, para que todas as pessoas possam se vacinar e se prevenir contra a gripe”, explica.
O coordenador reitera sobre a vacinação da Covid-19, recentemente inserida no Calendário Nacional de Vacinação, que também está disponível nas Unidades. Além disso, 1.500 novas doses da Coronavac chegaram esta semana para quem ainda não tomou a primeira nem a segunda dose.
“Todos os que ainda não se imunizaram contra a Covid, podem ir às UBS que vai estar disponível a primeira dose e com 30 dias, a segunda dose”, ressalta.
Quem aproveitou a oportunidade foi Alexandra Braga, 39 anos, Coordenadora de Merchandising, que trouxe os filhos para completar as vacinas de rotina e já garantiu sua dose da Influenza.
“Acabei de saber da notícia de que a vacina contra gripe está disponível e já vou me prevenir para evitar futuros problemas. É extremamente importante para a saúde do nosso país e se a gente se cuidar, podemos evitar uma epidemia”, afirma a mãe.
De acordo com a enfermeira Andréa Rodrigues, mesmo sendo uma doença comum, a gripe pode ser letal. Por isso a vacinação está disponível de forma gratuita na Atenção Básica.
“Essa vacina visa imunizar os grupos prioritários, como os idosos, crianças, pessoas com comorbidade, profissionais da saúde e professores. Mas como já conseguimos uma grande maioria, agora foi liberada para todas as pessoas que querem se imunizar. A gripe é uma doença grave e precisamos ter atenção, pois ela continua a infectar a população”, destaca a profissional.
A imunização também foi garantida pela Agente de Saúde Rosimare de Jesus, 52 anos, que trabalha na Zona Rural e já vai trabalhar imunizada contra a Influenza.
“Faz muitos anos que eu tomo e me sinto muito bem com ela. Quero voltar para a Zona Rural imunizada. Eu vi que diminuiu essa epidemia e espero que todos venham se vacinar”, pede.
O aposentado João Francisco Primo, 78 anos, sempre mantém sua carteira de vacinação em dia. Dessa vez, o idoso aproveitou para receber duas doses, Influenza e Covid-19.
“Eu não perco essa vacina por nada e o que eu sempre digo ao pessoal para que venha se proteger, porque é muito bom evitar.” afirma.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio