Carnaval 2024: Secult, órgãos de Segurança, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar reforçam estratégias para o evento
Um dos pontos destacados é a proibição do uso e comercialização de bebidas em garrafas de vidro nos eventos
Durante a manhã desta quinta, 1º de fevereiro, representantes de órgãos públicos reuniram-se em Coletiva Imprensa, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), para apresentar e reiterar os esquemas de segurança durante os 4 dias de folia da programação oficial do Carnaval 2024 em Marabá.
A entrevista realizada na Sede do Comando de Policiamento Regional de Marabá (CPR II), Folha 30, Nova Marabá, contou com a presença de representantes do Comando, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Vigilância Sanitária, Departamento de Postura de Marabá, Polícia Civil e do Secretário de Cultura, Genival Crescêncio, que fez a abertura das entrevistas.
“O período oficial do nosso Carnaval será do dia 9 até o dia 13 e a nossa ideia é mostrar a todos como serão feitos os esquemas de segurança na programação deste ano. O limite máximo do nosso horário será até 1h da manhã, pois será feito em vias públicas, com muitas atividades, muitas pessoas e para que nosso corpo de segurança não tenha que autuar. É importante não extrapolar o horário da licença e colaborar para o sucesso do evento, pois já temos vários anos em que não há nenhum incidente nas festas de Carnaval em Marabá “, estabelece o titular da Secult.
O Coordenador do Departamento de Postura, Túlio Rosemiro, reitera informações quanto aos horários já estipulados em Portaria conjunta entre o Departamento, os órgãos de Segurança do Estado e do Município.
“Todos os anos fazemos um Decreto, em concordância com a Polícia Civil, Militar e outros órgãos, que dispõe sobre os horários limites das festas de Carnaval. Alguns blocos já nos pediram autorização para ficarem até 4h da manhã, mas não há possibilidade por conta de nossas normas de segurança”, destaca.
Além disso, os carros de som oficiais serão desligados 20 minutos antes do término, bem como os ambulantes serão orientados a não comercializar bebidas alcoólicas próximo do término da folia, 1h da manhã.
“Os ambulantes têm uma boa relação com a gente, graças ao trabalho educativo que a Postura faz, por isso eles compreendem e colaboram com a gente, principalmente em não vender bebidas em garrafas de vidro. Mas infelizmente aparecem alguns, que não são credenciados, para infringir as regras e acabamos tendo que autuar”, reitera o Secretário de Cultura.
O esquema de Segurança nos locais de folia foi pontuado pelo Tenente Coronel Nogueira, Subcomandante do CPR-2, bem como as quantidades de efetivos ordinários e extraordinários da Polícia Militar, que serão de 20 policiais em cada concentração. Além disso, o Tenente reforça sobre a proibição de qualquer recipiente em vidro, sob pena de apreensão em parceria com outros órgãos.
“O folião que estiver com as garrafas em vidro deverá substituir imediatamente por outro recipiente, para poder voltar a brincar. Por isso, o Carnaval não depende somente dos órgãos de Segurança, mas também da colaboração dos brincantes. A gente está aqui para manter esse padrão dos últimos anos em relação à segurança, onde não houve ocorrência grave. E a gente sabe que onde há um grande público e bebida alcoólica, podem acontecer alguns problemas que podem gerar ocorrências, como brigas, empurrões, etc. Mas as nossas guarnições pretendem dar apoio em todos os eventos oficiais da Prefeitura, com nosso efetivo e nossas viaturas de duas rodas e quatro rodas, para que o evento ocorra da melhor maneira possível”, enfatiza.
Outro ponto abordado pela Polícia Militar foi a fiscalização e proibição de carros estacionados nos percursos de folia, que podem ser autuados e guinchados, com apoio do Departamento Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (DMTU).
A Segurança também ganhará reforço com o efetivo do 5º Grupamento de Bombeiros Militares, que fará plantão com 10 agentes em cada dia de folia, com auxílio de quatro tipos de viaturas, sendo duas para incêndio, uma para resgate e uma para acesso rápido.
“A nossa missão é contribuir juntamente com os demais órgãos, para trazer um conforto e segurança às pessoas que vão estar na folia, para que se divirtam sem nenhum transtorno. O nosso efetivo terá também uma equipe itinerante que consiga correr em todos os trechos dos arrastões”, garante o Tenente Edvaldo Alves Carvalho, Chefe da 3ª Seção do 5º GBM.
O Conselho Tutelar também deve atuar neste Carnaval para fiscalizar possíveis violações dos direitos da criança e do adolescente.
“O Conselho Tutelar ficará disponível durante as festas de Carnaval, assim como já fica de forma comum, para atender quaisquer ocorrências em relação à crianças e adolescentes, pois sabemos que em festas como o carnaval, as ocorrências aumentam, por isso estaremos com reforço para apoiar no que for preciso, tanto o Conselho da Nova Marabá, quanto o da Cidade Nova” esclarece Edilon Filho, Conselheiro Tutelar.
O Setor de Comunicação e Educação Sanitária da Vigilância Sanitária também esclareceu dúvidas e destacou sobre o trabalho do órgão em preparação para o Carnaval.
“A Vigilância Sanitária tem dado uma orientação e educação constante para as pessoas que vão trabalhar durante esse evento. A nossa preocupação é que a população seja fiscal junto com a gente. Nós temos a ‘Carteirinha de manipulador’ que garante algumas questões básicas de critérios de segurança para a população. O vendedor que possui essa carteirinha, já foi vacinado, passou por exames médicos e recebeu todas as orientações necessárias para que ela possa cumprir a manipulação correta do alimento, segundo a legislação. A gente trabalha com esses critérios há algum tempo e em parceria com a Postura, para dar mais segurança à população”, declara Patrícia Assis, que representou a Vigilância.
Participaram também do evento, os presidentes dos Blocos Oficiais de Carnaval apoiados pela Secult como Gaiola da Loucas, Jegue Elétrico e Vai quem quer, além da Presidente da Liga Carnavalesca de Marabá, Maria Célia Bentes.
“Já fizemos nossas reuniões com os ambulantes e toda equipe a compor esse Carnaval, para que entendam e colaborem com os órgãos de segurança, como evitar o uso de materiais em vidro. Já tem vários anos que não há incidente e queremos continuar realizando um Carnaval bom e agradável”
Os Presidentes dos dois blocos oficiais agradecem o apoio de todos os órgãos e garantem colaborar para uma festa segura.
“A gente agradece todo o apoio que os órgãos vão dar nesse Carnaval, principalmente em nosso Bloco que está há 37 anos em Marabá e eles sempre estiveram conosco. Graças a eles, todo mundo pode brincar com segurança”, comenta o Presidente do Bloco Gaiola das Loucas, Raimundo Neto, o Netão.
“A segurança faz parte de todo o processo, pois quando a gente mexe com o público em massa, pode acontecer alguma eventualidade, então é evidente que a segurança é fundamental para que possamos brincar com alegria, já que o Carnaval é uma brincadeira popular que todos gostam”, salienta Darcival de Moraes, Presidente do Bloco Jegue elétrico.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio Santos