Saúde: CCZ programa várias ações itinerantes de testagem de leishmaniose
Durante este primeiro semestre, o Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) realizará ações itinerantes para testagem de leishmaniose em cães. As coletas acontecerão em diversos pontos do município.
Em fevereiro, no dia 9, será na Vila Sororó, na zona rural, e no dia 23, no bairro Amapá, núcleo Cidade Nova, recebem as ações. No mês de março, no dia 8, a programação ocorre no bairro Laranjeiras, e no dia 22, no bairro Jardim União, ambos também no núcleo Cidade Nova.
O bairro São Félix Pioneiro recebe a ação no dia 12 de abril e o núcleo Morada Nova, no dia 26. Em maio, os pontos de coleta itinerante chegam ao Residencial Tiradentes, no dia 10, e ao bairro Nossa Senhora Aparecida, no dia 24.
Em junho, as ações serão na Folha 01, no dia 7, e no KM 6, no dia 21.
A doença
A Leishmaniose é uma doença causada por protozoário e transmitida pelo mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis). É por meio da picada do inseto que humanos e cães são infectados. Os sintomas nos cães são vômitos, diarreia, feridas, apatia, aumento abdominal, magreza e crescimento exacerbado das unhas.
O Brasil é um país que possui áreas endêmicas para a doença, como a região norte, por exemplo. Portanto, são necessárias ações para o combate à doença. Entre elas está o controle ambiental com a manutenção de ambientes limpos, uso de repelente nos animais, descartar corretamente materiais orgânicos como fezes de animais e lixo, podar regularmente árvores, principalmente na época de chuva e outras ações que inviabilizam a proliferação do mosquito. A ação do mosquito transmissor se dá geralmente no período de seis da tarde às seis da manhã.
“As ações itinerantes são muito importantes porque a gente leva esse serviço para muitas pessoas em alguns bairros, que não têm condições de levar seus animais ao CCZ devido à logística, por exemplo. O CCZ tem desenvolvido políticas com essas ações para realização de exames. Coleta de sangue, realização do teste rápido, diagnóstico definitivo através da sorologia e busca desses animais quando dá positivo”, explica Flávio Ferreira, coordenador do CCZ.
Vacina e castração
A vacinação antirrábica continua diretamente na sede do CCZ por meio de demanda espontânea. Basta o interessado se dirigir ao centro em horário comercial. O CCZ fica na Avenida 2000, bairro Belo Horizonte, núcleo Cidade Nova.
Já as vagas para castração são disponibilizadas pelo centro, todos os meses, no site e redes sociais da prefeitura, e o agendamento é feito por meio de mensagens no aplicativo WhatsApp.
Texto: Ronaldo Palheta