Semma: Equipe de fiscalização do Meio Ambiente destrói mais de 100 escapamentos de motos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou na manhã desta sexta-feira, 9, a destruição de 139 escapamentos esportivos de motocicletas estilo Kadron, utilizados irregularmente por condutores que alteram o equipamento que ultrapassam o limite mínimo de ruído permitido por lei.
Os limites aceitos pela lei estão descritos na Resolução CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) nº 252 de 01 de Fevereiro de 1999. O máximo permitido são 99 decibéis para motos fabricadas até 31/12/1998 e a partir de 01/01/1999, o limite máximo é de 3 decibéis acima do descrito no manual original do fabricante.
Paulo Chaves, Coordenador de Fiscalização da Semma, explica que as apreensões aconteceram nos anos de 2022 e 2023, durante ações de fiscalizações em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar nas blitz ocorridas em vários bairros da cidade.
“Essa é uma resposta para a sociedade que tem reclamado bastante dessas ocorrências, que são as motocicletas com escapamento adulterado e vamos encaminhar para o destino ambiental adequado, pois os condutores abusam e provocam o incômodo principalmente próximos a hospitais, igrejas e escolas. Temos que coibir essa prática”, afirma.
Um rolo compactador cedido pela Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) foi usado para destruir os equipamentos. A ação foi acompanhada pelos agentes do DMTU, Guarda Municipal, servidores da Semma, jornalistas e por policiais militares do 34º Batalhão da Polícia Militar, órgãos parceiros nas ações de combate ao uso indevido do equipamento.
“Essa operação é constante e tem continuidade para preservar a segurança do silêncio pois o cidadão trabalha o dia todo e tem o direito ao descanso e tem pessoas que querem atrapalhar esse momento de descanso e a polícia vai fazer o trabalho de prevenção e caso seja constatada a irregularidade será encaminhado para a Semma para fazer o procedimento devido”, esclarece Edson Ribeiro, Major da Polícia Militar.
De acordo com Janine Laje, diretora da Semma, durante o período de Carnaval as ações de combate ao abuso do uso do equipamento serão intensificadas.
“É um trabalho conjunto para retirar de circulação o funcionamento destes escapamentos e quando a motocicleta é apreendida, o proprietário, além de pagar a multa deverá fazer a troca do equipamento e vamos trabalhar neste período de carnaval para coibir o uso deste equipamento que é proibido por lei”, informa Janine Laje.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Aiteti Gavião