Carnaval 2024: Marchinhas empolgam brincantes, de todas as idades, no Bloco “Fundação na Folia”
Cerca de 2 mil foliões participaram da animação promovida pela Fundação Casa da Cultura de Marabá, em parceria com o Museu Francisco Coelho e Praça da Juventude
A tarde deste sábado de Carnaval (10), começou cheia de empolgação e ritmos variados com o bloco “Fundação na Folia”, realizado pela Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), em parceria com o Museu Municipal Francisco Coelho, Praça da Juventude e Escola José Mendonça Vergolino.
“Eu já fazia carnavais em Marabá muito antes de estar na Fundação e achei de bom tom nós resgatarmos o nosso carnaval de blocos tradicionais, com fantasia, alegria e brilho. E nada mais gostoso do que você fazer essa festa, num espaço histórico de Marabá, em frente ao Museu Municipal, com os projetos da nossa comunidade e como você pode ver, é para todas as idades. Isso é Carnaval, é uma festa democrática e cheia de muita alegria”, realça a presidente da Fundação, Vanda Américo.
A concentração iniciou na Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, em frente ao Museu, ao som das bandas municipal e Waldemar Henrique. Em seguida, o trio elétrico arrastou cerca de 2 mil foliões e foi conduzido pela cantora Nenzinha do Calypso, com participação de vocalistas da FCCM.
“O Carnaval faz parte da nossa cultura, e este momento é único, ainda mais sendo num final de tarde, no nosso centro histórico da Velha Marabá, com nossos artistas da Fundação dando o maior show aqui, é sinal do nosso trabalho sendo reconhecido”, completa a diretora do Museu, Vânia Gomes.
A festa, cheia de marchinhas carnavalescas, fez a aposentada Dulcina Calixta, 77 anos, voltar no tempo. “Eu adorava escolas de samba e sempre participei de carnaval. E, hoje, aqui está maravilhoso, pois nós temos uma coordenadora maravilhosa que organiza tudo. A alegria está aqui, na mente, não importa. Tem gente que com 60 anos não faz mais nada. Eu estudo, adoro dançar e digo que a minha mente não tem 77 anos”, afirma.
Do mais experiente ao mais jovem, a folia atraiu todas as idades. A estudante Yasmin Araújo, 15 anos, participou pela primeira vez da programação da FCCM, acompanhada da avó e mais duas amigas.
“O pessoal é bem animado, as músicas também, e achei bastante interessante. E por onde eles forem eu vou junto até o final”, comenta.
O cortejo seguiu pela Orla Sebastião Miranda, arrastando o público com muito som e retornou ao Museu por volta de 20h, momento que iniciou mais um arrastão pela Orla da cidade, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Liga Carnavalesca de Marabá.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Aiteti Gavião e Secom