Carnaval 2024: Núcleo Morada Nova conta com programação eclética, do axé ao brega paraense
A concentração do Carnaval, em Morada Nova, ocorreu nos arredores do Mercado Municipal Lúcia Mendes, na noite de domingo, 11 de fevereiro. Com palco montado pela Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult), o público começou acompanhando a apresentação do DJ Raiack, tocando um mix de ritmos, e da Banda Carnavalesca de Marabá, com as tradicionais marchinhas.
Às 22h, quem assumiu o palco foi o cantor Leo Nicacio, que levou ao público diversos ritmos, como forró, lambada, rock nacional, funk, além de clássicos do axé. Foram mais de 2h30min de show, que levantou o público presente. O artista compartilha que já tinha o desejo de se apresentar em Morada Nova e que, neste ano, a oportunidade veio.
“Graças a Deus, à Prefeitura de Marabá, ao secretário de Cultura, deu certo. Estou feliz demais, show incrível. Quase 3h de duração. Foi gratificante e estou honrado de participar dessa festa. No nosso meio a gente tem que agradar todos os públicos. Então, para agradar a todos os públicos, a gente tenta e toca um pouco de tudo. Acaba que todo mundo fica feliz, curte o nosso show. A gente veio para isso, né? E vamos lá”, ressalta.
Para fechar a noite, o Rei do Brega, Wanderley Andrade, embalou o público com grandes sucessos de seu repertório e da música paraense como Traficante do Amor, Conquista, Ator Principal e Profissional Papudinho. O artista, que tem forte interação com o público durante sua apresentação, ainda cantou sucessos de Raul Seixas.
Tiago Inácio dos Santos trabalha com venda e é de Minas Gerais. Como estava de folga e de passagem por Marabá, resolveu curtir o carnaval na cidade.
“É a primeira vez que estou vindo ao carnaval de Marabá. Estou achando uma coisa maravilhosa, pessoas muito bacanas, ambiente legal, um show top, nossos amigos aqui, sempre vai ser bom. Vou voltar, pode ter certeza disso”, afirma.
Ele ainda destaca que um dos aspectos que achou positivo no carnaval da cidade foi a segurança.
“O ambiente é muito bom, tranquilo, muito policiamento, muito de boa, não tem confusão. Está muito bacana, estou gostando muito mesmo, pode ter certeza”.
A festa contou com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, cinco agentes do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), além de duas viaturas, e 12 agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e duas viaturas.
Bruna Pinheiro é de Morada Nova e cresceu acompanhando a família organizar carnavais. Ela celebra a realização de uma grande programação no núcleo e deixa um recado importante para os foliões.
“Desde pequena, tenho uma relação muito frequente com o carnaval porque foi através do bloco que a gente começou. E, nesse ano, está muito bom, graças a Deus, as programações. Estamos muito felizes porque Morada Nova é um núcleo afastado e quando vem essas programações para cá, a gente fica muito feliz. Vamos aproveitar com consciência, sem brigas. Vamos aproveitar felizes, vamos brincar e sermos felizes”, comenta.
Um trabalho importante para a realização da festa foi o ordenamento dos ambulantes realizado pelo Departamento Municipal de Fiscalização de Postura de Marabá (DMFP). Ao todo, foram 25 ambulantes cadastrados entre os que trabalhavam nas barracas e os que faziam suas vendas no isopor. O DMFP contou com 10 agentes e duas viaturas na festa em Morada Nova. Entre os agentes, Josceane Pereira explica como o departamento atuou.
“De manhã, nós organizamos todos os ambulantes, cada um no seu local. Criamos as áreas e agora estamos verificando a questão das garrafas de vidro, que estão proibidas. Já verificamos com todos os ambulantes e estamos tentando falar com a população para não trazer as garrafas. O primeiro critério para o cadastro dos ambulantes é, quem vai mexer com comida ou bebida, ter a carteira de manipulação de alimentos, e fazer o cadastro na Postura”, explana.
Uma das ambulantes cadastradas para trabalhar na festa, Camila Xavier, realiza a venda de lanches. Para ela, o carnaval é uma boa oportunidade para os negócios.
“É muito importante a Prefeitura de Marabá trazer o carnaval para todos os núcleos. E como a gente trabalha nisso há muitos anos e somente em eventos, traz um benefício muito grande e uma renda extra para a gente”, afirma.
O secretário de Cultura de Marabá, Genival Crescêncio explica que a parceira da Prefeitura de Marabá, por meio da Secult, com a Liga Carnavalesca e a Fundação Cultural do Pará, foi imprescindível para levar uma programação de qualidade a todos os núcleos.
“Mais uma vez, realizando o carnaval de uma forma descentralizada, com esse objetivo de proporcionar programação a toda a população. A nossa cidade é gigantesca. Nesse modelo, a gente consegue levar lazer, diversão, entretenimento para toda a comunidade. A prefeitura levando cultura e lazer para os cinco cantos da cidade”, destaca o secretário.
Em São Félix II, tem programação especial nesta segunda, 12, na Praça dos Sonhos.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aiteti Gavião, Sávio Calvo e Sérgio Barros (aéreas)