Carnaval 2024: Irreverência e criatividade marcam tradicional arrastão do Bloco Carro de Mão
Aos poucos, os foliões vão chegando e enchendo as ruas da Velha Marabá. São vários carros de mão personalizados que não podem faltar, pois são o símbolo principal do tradicional bloco do núcleo pioneiro da cidade, o Carro de Mão, que já soma 37 anos de história. A concentração foi no Bairro Santa Rosa, de lá os brincantes seguiram pela Avenida Deodoro de Mendonça até a Praça São Félix de Valois, no bairro Francisco Coelho, retornando pela Rua 5 de Abril ao bairro de origem.
Neste ano, segundo a coordenação, a festa superou as expectativas de público, foram mais de duas mil pessoas acompanhando o trio elétrico. O funcionário público Denilson Serrano, popular Amoroso, todos os anos acompanha o bloco e diz que, a cada ano, a festa fica melhor.
“Muito bem organizada a brincadeira, com muita alegria e reunião dos bairros Cabelo Seco e Santa Rosa e é o maior da Pioneira é o Carro de Mão”, disse.
Além da Secretaria Municipal de Cultura, o arrastão contou com apoio do Departamento Municipal de Trânsito e da Secretaria de Saúde, que deslocou uma ambulância para acompanhar o trio.
“Agradecer a imprensa que, este ano, acompanhou o nosso bloco que esteve até o final e com a participação do DMTU e uma ambulância da Secretaria de Saúde. O bloco tem 37 anos e lutamos para que, a cada ano, possamos melhorar. O público foi maravilhoso e sem confusão, pois é um público diferente, temos muitas famílias participando do bloco”, destacou Amilton Bezerra Pedroza, coordenador e fundador do bloco.
Falando em famílias de foliões, o pintor Fabricio Ferreira acompanhou todo o percurso com a filha de um ano. “Somos do bairro Santa Rosa e não poderíamos deixar de prestigiar. Este ano, já trouxe a filha para ir conhecendo o bloco e a brincadeira de Carnaval”, disse.
O Secretário Municipal de Cultura, Genival Crescêncio, destacou a organização do grupo e lembrou das dificuldades que o bloco teve que passar em anos anteriores, obstáculos superados. Hoje, o Carro de Mão é conhecido e está entre os melhores da cidade.
“Superamos as expectativas. Nos anos anteriores, o bloco teve muita dificuldade, mas, este ano, as dificuldades foram superadas e o grupo fez um excelente arrastão com apoio do DMTU e também da Secretaria de Saúde, todos estão de parabéns”, pontuou.
Para quem não sabe, o bloco começou com uma reunião de amigos, seguindo a tradição de início, com o carro sendo empurrado pelos foliões Uma curiosidade é que as marchinhas são autorais. “Nós fizemos até uma marchinha contando a própria história do Carro de Mão. Nós éramos sete amigos. Saindo daqui. Foi fundado aqui nesse mesmo local. A gente começou aos poucos. E, hoje, está um grande bloco. É um bloco de arrastão mesmo. Tradicional. Daqueles bem antigos. Não vai carro de som, nem nada. Só mesmo o trio do Carro de Mão”, explica Amilton.
Confira mais:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio