Carnaval 2024: Bloco Jegue Elétrico concentra milhares de brincantes no último dia de folia
Milhares de foliões reuniram-se no Km 7 para acompanhar o Jegue Elétrico, ao ritmo de pagode e axé
Na noite de terça-feira, 13, após três anos sem apresentações, o Bloco Jegue Elétrico reuniu milhares de pessoas no bairro Km-7 para o carnaval da agremiação, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult), Liga Carnavalesca e Fundação Cultural do Pará. A programação contou principalmente com pagode e axé.
Antes disso, no finalzinho da tarde, o bloco realizou um cortejo pelas ruas do bairro, onde não faltaram animação, fantasias, brincadeiras e, obviamente, bonecos representando o mascote do bloco. No pré-show, o público ficou sob o comando do DJ Souza Designer.
Darcival Morais, fundador do bloco que tem mais de 20 anos de história, comenta nem a chuva conseguiu atrapalhar a folia. O coordenador da festa ainda ressalta a importância da parceria com a prefeitura para proporcionar diversão aos foliões.
“Está de bom tamanho, superou as nossas expectativas, até porque tem a chuva. Está uma maravilha a festa. Creio que tem umas 3 a 4 mil pessoas aqui. Sem a prefeitura, sem o poder público, nada é possível. Evidentemente que não teríamos essa força sem o poder público ajudando a gente para fazer essa festa maravilhosa”, afirma.
A brincante Celeste Moraes é natural de Vigia, mas mora em Marabá. Essa é a primeira vez em muitos anos que, neste período de carnaval, ela não vai para a cidade natal. Aproveitou para ficar na cidade e acompanhar a programação do Jegue Elétrico.
“Faz muitos anos que eu não participo aqui do carnaval do Km-7, mas esse ano é um dos que estou achando mais organizado, principalmente no nosso bairro. A prefeitura ajudou e está maravilhoso. É maravilhoso levar para cada bairro a programação do Carnaval. É um momento de alegria. Eu gosto de carnaval”, pontua.
O primeiro show da noite foi do cantor Ailton Pagodão, que mesclou pagode e axé na apresentação.
“Muita energia boa, repertório atualizado e o sonho, hoje, de tocar nesse bloco que eu tive sempre vontade de tocar. Hoje a energia é muito positiva para a galera. Tá bonito! É muito bom ver a galera aqui. Nossa cidade, todo mundo junto, em todos os núcleos. Realizando um sonho hoje”, comenta.
Um diferencial da concentração do Bloco Jegue Elétrico foi a parceria com a Associação dos Proprietários de Carros de Som Automotivo de Marabá, que fez com que cerca de 20 sons automotivos estivessem na mesma frequência do som do palco, ampliando o alcance da música a todas as pessoas presentes. O presidente da associação, Gildo Sousa, esteve presente na programação e ressalta a parceria.
“Nós queremos mostrar para a população que nós podemos somar, podemos contribuir. Temos o nosso projeto ‘Todos em uma só frequência’ e hoje estamos colocando em prática. Esse é um desejo nosso de somar com a população, com a Secult, com a Prefeitura, com os blocos e os eventos culturais. Esse é um trabalho nosso”, destaca.
A programação contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Marabá (DMTU), além de ambulância, a fim de garantir a segurança e bem-estar dos foliões.
Leane Pereira é moradora do Km-7 e estava com a família na concentração do show. Para ela, é preciso aproveitar os dias de folia com moderação.
“Eu estou com os meus familiares. Todo ano, a gente comemora com o Jegue Elétrico, esse bloco maravilhoso. Aqui todo mundo brinca na santa paz. Carnaval significa, para mim, alegria, diversão. Que todos venhamos curtir em paz. O carnaval é alegria, brincadeira, sem confusão, sem briga. Tudo começa na paz e termina na paz”, afirma.
O show terminou com a apresentação da Banda Capital do Axé, trazendo diversos hits de carnaval.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Aiteti Gavião