Assistência Social: Ações da Seaspac Itinerante levam serviços às áreas urbana e rural
As ações de atendimento à população realizadas pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) serão integradas com participação de todos os setores do órgão através da Secretaria Itinerante em Ação, que tem por objetivo levar todos os serviços da Seaspac para as comunidades da zona urbana e rural.
A Diretoria Técnica fez o planejamento das ações a serem realizadas no ano de 2024 e terá início na sexta-feira, 23, para a comunidade de São Félix e Morada Nova. A ação acontece de 8h às 12h na Estação Conhecimento, localizada na Avenida Vale no Residencial Novo Progresso.
“A Secretaria teve essa preocupação a partir do olhar do nosso atendimento. Precisamos atender a população que muitas vezes está distante de chegar até um centro de referência. Então, nós, da Diretoria Técnica junto com a secretaria e o conjunto geral, pensamos estrategicamente formas de atuação. Primeiro, mapeando esses locais onde a gente consiga concentrar o maior número de territórios e bairros próximos, olhando sua particularidade e os desafios do serviço chegar nesses espaços”, destaca Luiz Silva, Diretor Técnico da Seaspac.
Entre os serviços que serão ofertados pelo CRAS de Morada Nova à população estão: Primeiro Cadastro e atualização do CadÚnico; Emissão da Carteira do Idoso; Agendamento e Orientação do BPC (Benefício de Prestação Continuada); Orientações para requisição do Passe Livre para Pessoa com Deficiência; Pedido de segunda via da Certidão de Nascimento e Atendimento Social.
Na programação consta também uma roda de conversa sobre a violência de gênero, rede de enfrentamento à violência, realizada pela Coordenadoria da Mulher e Centro de Referência da Mulher (CRAM); Oficina de tempero caseiro, realizada pela Coordenação de Emprego e Renda, além do do curso de corte de cabelo masculino e design de sobrancelhas.
De acordo com Priscila Veloso, Secretaria Adjunta, o planejamento é anual das localidades que têm dificuldade de acesso aos serviços da assistência.
“Nós iremos iniciar a partir do dia 23 em duas localidades, no núcleo São Félix, na Estação Conhecimento. Estaremos lá com o CRAS Morada Nova, com todos os serviços. Na mesma data estaremos na zona rural, no Assentamento Helenira Rezende, onde estará o CRAS da Folha 13 fazendo esse atendimento junto com toda a nossa rede. E no dia 1º de março estaremos na Vila de Brejo do Meio, também com o CRAS da Folha 13”, informa.
O projeto Secretaria Itinerante conta com órgãos parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde que estará com uma equipe realizando teste rápido (Sífilis, HIV, Hepatite B e C), aferição de Pressão Arterial, Glicemia; consulta com enfermeiros para crianças de 0 a 5 anos incompletos e campanha de multivacinação (Todas as idades e todas as vacinas do calendário vacinal).
De acordo com a Assistente Social Nadjalúcia Oliveira, titular da Seapac, a realização da Secretaria Itinerante foi em razão do aumento da demanda e a necessidade de levar os serviços a locais mais distantes.
“Eu quero deixar bem claro que não é um novo serviço, é um serviço que já vinha acontecendo, porém de maneira mais tímida. E agora com essa ação ela vai ser ampliada, inclusive vai buscar parcerias do esporte, da saúde, a gente vai perpassar por outros serviços juntos. E nós estamos nos organizando para levar ações em bairros mais distantes, onde a população tem dificuldade de acesso, na zona rural ou na zona urbana, levando todos os serviços de garantia de política pública da assistência nesses bairros”, destaca Nadjalúcia Oliveira.
A Diretoria Técnica da Seaspac orienta para que as pessoas interessadas nos serviços ofertados na ação, compareçam aos locais munidos da documentação abaixo:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio