Março Lilás: Enfermeiros participam de capacitação do Sistema de Informação do Câncer de colo do útero
No mês que se intensifica as ações de combate ao câncer do colo do útero, 60 enfermeiros da Atenção Básica da rede pública municipal de saúde, participaram, nesta quarta-feira, 6 de março, de uma capacitação sobre o SISCAN (Sistema de Informação e Notificação do Câncer), que tem como objetivo identificar e localizar as mulheres para que se façam os exames preventivos do câncer.
A capacitação realizada no laboratório de informática da Faculdade de Ciências Médicas do Pará, núcleo Nova Marabá, teve duas turmas pela manhã e tarde, nas quais os 60 enfermeiros dividiram-se para os estudos. As ferramentas do SISCAN foram apresentadas pela enfermeira Normeleide Gomes, Coordenadora das Ações de Controle do Câncer do Colo do Útero e Mama da Secretaria Estadual de Saúde.
“Em decorrência do março lilás, onde intensificamos as ações do câncer de colo do útero realizamos essa capacitação. Nosso foco é a busca daquelas mulheres com exames alterados dentro do sistema de informação do câncer e nossa intenção é treinar os enfermeiros para que façam essa busca dessas mulheres e a procurem para dar seguimento dentro do programa”, explica Normeleide Gomes.
O Siscan é a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA) implantada pelo Ministério da Saúde em outubro de 2012. Este sistema tem por objetivo, enquanto ferramenta de gestão, fortalecer as ações de controle e prevenção destes cânceres, gerando dados que subsidiam o monitoramento e a avaliação.
De acordo com a enfermeira Gabriela Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, a capacitação dos profissionais de saúde integra a programação oficial da Campanha Março Lilás que tem sua abertura oficial no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“Como já estamos no mês de março, teremos a abertura da campanha agora no dia 8, então nós estamos previamente, antes de iniciar as atividades, capacitando os nossos profissionais para que todos possam trabalhar da mesma forma, ter a mesma linguagem e assim atender a nossa população da melhor forma possível”, destaca a enfermeira.
A Campanha Março Lilás
O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem por objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.
Além disso, o exame preventivo conhecido como Papanicolau, deve ser realizado periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.
Previna-se! A prevenção é um gesto de amor à vida.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom