PREFEITURA BUSCA SOLUÇÃO MODERNA PARA COLETA E DESTINO DO LIXO
Nesta segunda-feira, 16, o vice-prefeito de Marabá Toni Cunha, acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos Múcio Andalécio e da bióloga Patrícia Blauth, consultora em Resíduos sólidos, visitaram o Aterro Sanitário de Marabá, com objetivo de observar a situação atual da destinação final do lixo produzido no município.
Segundo o secretário Múcio, após 10 anos de uso, o Aterro Sanitário de Marabá está saturado. A última célula está esgotando sua capacidade. De acordo com Patrícia Blauth, o processo de destinação do lixo como vem acontecendo em Marabá ocupa muito espaço. “Somente 17% do que é coletado é verdadeiramente resíduo; os 83% restantes poderiam ter outros destinos, se separados de forma racional”.Por isso, afirma a consultora, é necessário mudar toda a sistemática em curso para que o aterro receba exclusivamente o que é lixo.
Em reunião que contou com a presença do prefeito Tião Miranda e secretários de várias pastas, algumas alternativas foram apresentadas para a destinação do lixo: A coleta seletiva, separando tudo o que pode ser reciclado do material orgânico, vendendo o que for possível e fazendo compostagem do material, transformando-o em adubo e o incentivo a criação de cooperativas para reciclagem do material, neste caso gerando negócios e empregos.A consultora acredita que a população deve passar por um processo educacional com relação a coleta, seleção e descarte do lixo.
FONTE: ASCOM – PMM