AGRICULTURA FAMILIAR: SEAGRI VAI AMPLIAR FORNECIMENTO NA MERENDA ESCOLAR DE MARABÁ
Encontro nesta quinta-feira, 1º de junho, no Sebrae, entre secretarias municipais de Agricultura, Educação, Indústria e Comércio e o próprio Sebrae – Serviço Apoio Micro e Pequena Empresa – objetivou o estudo de estratégias com o intuito de incrementar a produção da agricultura familiar no cardápio da merenda escolar do município, que hoje se encontra na faixa de 20% de todo o consumo estudantil.
Segundo Milton França, técnico em Agropecuária da Seagri, a intenção é que, num primeiro momento, esse percentual de produtos dos micros e pequenos agricultores ultrapasse a casa dos 30% e nos próximos anos melhore gradativamente o leque de produtos consumidos nas escolas públicas de Marabá.
Indagado acerca das providências para a melhoria da produção, França afirmou que o prefeito Tião Miranda ordenou a manutenção do maquinário da Seagri com vista à mecanização agrícola da safra, um passo importante na melhoria da produtividade.
Outra providência é no sentido de encaminhar à Câmara Municipal de Marabá, projeto de lei para fiscalização da agroindústria pelo município. “Hoje, somente três indústrias de polpa de frutas tem CIF, federal”, observa, dizendo que é necessário aumentar a abrangência dessa fiscalização, incluindo também pequenos laticínios para que fornecem leite e queijo à merenda escolar.
Presente à reunião, o vice-prefeito Toni Cunha acenou para a melhora da estrutura e organização das feiras de Marabá.