FESTEJO 2017: QUARTA TEM COMPETIÇÃO PRÉ-NACIONAL NA ARENA DE MARABÁ
A arena junina de Marabá vai sediar pela primeira vez duas seletivas estaduais para a escolha dos representantes do Pará no Concurso Nacional de Rainha e Quadrilha Junina. A disputa vai acontecer nesta quarta-feira, 28, entre grupos de todo o estado.
A coordenadora do Concurso Pré-Nacional das Quadrilhas Juninas, Tetê Oliveira, está na cidade desde a semana passada e faz parte do corpo de jurados do concurso municipal. Ela é também representante da Confederação Brasileira do Conselho Nacional de Cultura e vice-presidente da Associação das Quadrilhas Juninas e Núcleo de Toadas do Estado do Pará – AQUANTO. De acordo com Tetê, a AQUANTO entende que o momento é de descentralizar, pois o estado do Pará é grande e o número de quadrilhas juninas é imenso. “E nós vimos em Marabá um polo pra sediar esse evento e a proposta é que a gente dinamize isso para 2018”, afirma a coordenadora da seletiva. Ainda segundo ela, o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura-SECULT e da Liga Cultural de Marabá-LICMAB está sendo essencial para a realização do evento. “Marabá está de parabéns. A AQUANTO viu a necessidade e sabe que aqui, hoje, o município tem como patrimônio imaterial e cultural o Folclore de Marabá, então entendemos que nada mais justo que fazer essa parceria” ressalta.
A quadrilha campeã deste certame vai abrir o Concurso Nacional de Quadrilhas no dia 22 e 23/07, na cidade de Palmas no Tocantins. Já a Rainha, vai disputar o esplendor na arena de Fortaleza, em 16/07. Além disso, a coordenação revelou que desta seletiva serão indicadas também uma quadrilha para representar o estado no nacional em 2018, com sede a ser definida em abril, e outra para a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, com toda a despesa paga. Vale apenas lembrar que a “Explode Coração” quadrilha marabaense, já representa o estado do Pará pelo Brasil a fora. O casal de noivos do grupo ganhou a seletiva em Jacundá e vai disputar no Rio de Janeiro, dia 29.
Para AQUANTO as quadrilhas do Pará têm ótimas coreografias e acreditam no sucesso desta XIII edição do Concurso-Pré Nacional.